_Google

Como funciona o Tailwind, ferramenta de anotações do Google que usa IA

Google quer ajudar estudantes tornando suas anotações mais inteligentes e organizadas com o Projeto Tailwind

Como fazer a busca perfeita no Google em 4 dicas

Imagem: Unsplash/Reprodução

Nesta quarta-feira (10), durante a conferência I/O 2023, o Google apresentou o Projeto Tailwind como “seu primeiro aplicativo de anotações com IA (Inteligência Artificial)”. O mais novo experimento da gigante da tecnologia tem o objetivo de auxiliar estudantes na organização dos seus estudos. Por enquanto, a ferramenta só está disponível nos EUA, por lista de espera.

O protótipo Tailwind serve para extrair informações de um conjunto de anotações, organizando grandes quantidades de conteúdo. Além disso, como uma IA, a criação se alimenta de informações fornecidas pelo usuário.

Tailwhind na prática

Em seu evento anual para desenvolvedores, o Google fez uma demonstração do programa em ação. Ao selecionar um assunto e extrair parágrafos de anotações do Google Drive, o Tailwind pôde resumir o conteúdo, gerar um glossário e oferecer um questionário sobre as informações.

Ainda não é certo se o Google irá lançar ou não a ferramenta. Contudo, o diretor sênior de gerenciamento de produtos da companhia, Josh Woodward, já enxerga a possibilidade de ampliar o público-alvo.

“Percebemos que não é apenas para estudantes. É útil para qualquer pessoa que esteja sintetizando informações de muitas fontes diferentes que você escolher. Como escritores pesquisando um artigo, ou analistas passando por telefonemas de ganhos, ou mesmo advogados passando por um caso. Imagine colaborar com uma IA baseada no que você leu e em todas as suas anotações”, disse (via Teg6).

Sair da versão mobile