Se você já viu algum grande filme de ação – Missão Impossível 3, Velozes e Furiosos, Homem de Ferro 2 – você já presenciou o trabalho do Russian Arm. Graças a este braço robótico para câmera estabilizado com giroscópio, temos as melhores cenas de perseguição de carro nas últimas três décadas.

O Russian Arm foi desenvolvido pela Filmotechnic – iniciada em 1990 por Anatoliy Kokush, vencedor do Oscar Sci-Tech pelo Russian Arm – como uma câmera montada em uma grua robótica móvel. A grua fica apoiada no teto de um veículo para filmar cenas de perseguição – cenas de um veículo em movimento, da perspectiva de outro veículo em movimento – em praticamente qualquer ângulo. O Russian Arm mantém a câmera estável mesmo em altas velocidades, asfalto irregular ou mesmo fora do asfalto, usando um design especial que compensa os movimentos e trepidações, eliminando os efeitos de câmera tremida ou em vibração.

Pesando 300kg ao todo – incluindo 24kg da câmera e contrapesos – o Russian Arm é composto de um braço articulado e uma extremidade estabilizada por giroscópio, além de uma plataforma de apoio. O braço pode se mover livremente ao redor do perímetro do veículo, e a uma altura mínima de 30cm do chão, e máxima de 4,3m. O braço em si tem 3,6m, mas existe uma opção de 4,9m. A extremidade (ou “cabeça”) pode girar 360 graus (em seis segundos), inclinar-se num ângulo de 200 graus e se mover em um ângulo de até 270 graus.

Todo o sistema geralmente é instalado em cima de um utilitário esportivo Mercedes ML55 AMG modificado, e a instalação demora em geral apenas duas horas. Este carro é conhecido pelo desempenho e manobras, permitindo velocidade máxima de 185km/h com o sistema preso no teto.

A equipe de filmagem – um motorista de precisão, um operador para controlar o braço robótico via joystick, e um técnico – andam juntos no carro de perseguição. O diretor de filmagem se comunica com a equipe de filmagem usando um sistema iCom, um walkie-talkie restrito de 50w que previne outros walkie-talkies ao redor de ouvir a conversa, ou entrar nela.

No carro, as imagens da câmera são exibidas em um de oito monitores – cinco para “video assist” (rever o que acabou de ser gravado), e outros três monitores LCD “de testemunha”.  O vídeo é gravado e reproduzido usando-se o gravador digital NDT 200, e pode ser transmitido a uma distância de até 300m para a base de filmagem.

Como você pode ver no vídeo acima, o Russian Arm é um equipamento bastante popular. Ele já foi usado em filmes como Homem de Ferro 2, Transformers, Missão: Impossível 3, Velozes e Furiosos, O Incrível Hulk, Harry Potter e as Relíquias da Morte, e em quase qualquer outro filme com cenas de perseguição. O Russian Arm até ganhou o Oscar por avanço técnico.

[Filmotechnic – Filmitechnic CanadaArrimedia]

Monster Machines fala sobre as máquinas mais fantásticas do mundo, desde gigantescos gadgets de destruição até minúsculas máquinas de precisão, e tudo que está entre eles.