É muito comum a utilização dos “códigos” ou “cheats” em vários jogos para obter vantagens ou mudar alguns aspectos do universo do game. Essa prática é muito popular em títulos como GTA, para ter armas, dinheiro ou saúde infinita, ou em games online como trapaças, prática que é proibida sob pena de banimento permanente em alguns casos.

Em outras situações, o jogador pode querer apenas mudar facilmente o horário ou deixar o clima ensolarado. No Minecraft é possível fazer isso com alguns simples comandos:

Antes de poder fazer qualquer alteração no clima do jogo, ao criar uma nova partida é necessário habilitar os comandos. Para isso é só marcar “sim” na opção “permitir comandos”. Com a permissão é possível utilizar vários códigos para mudar vários elementos do game.

Sol

Para digitar qualquer comando basta pressionar a tecla “T” do teclado para abrir a caixa de texto que permite a emissão dos comandos. É possível alterar o clima do jogo para um dia ensolarado digitando “/weather clear”.

Chuva

Você pode mudar um dia ensolarado para chuvoso com o comando “/weather rain”.

Tempestade de raios

É possível mudar o clima para uma chuva ainda mas forte, uma tempestade intensa com direito a raios e trovões com o comando “/weather thunder”.

Neve

Não é possível nevar em qualquer ambiente do mundo de Minecraft. Para fazer nevar é necessário ir até as regiões que tenham o solo coberto por neve e emitir o comando de tempo chuvoso, “/weather rain”.

Alterando períodos do dia

Além do clima, Minecraft possibilita que os jogadores possam mudar os períodos do dia com comandos tão simples quanto os de alteração de clima. Caso o usuário esteja no período diurno, é só digitar o comando “/time set night” para anoitecer instantaneamente.

Caso o usuário esteja no período noturno, o código para mudar para o período da manhã é “/time set day”.

Além disso, existem alguns outros códigos que estão mais para “cheats”, as trapaças, que podem deixar o jogador indestrutível durante a gameplay, como: “/falldamage”, que torna o player indestutível a quedas, “/firedamage” que desativa o dano causado por fogo, e “/firedamage”, que desliga o dano sofrido quando submerso na água.

Assine a newsletter do Gizmodo