Como ouvir música no YouTube com a tela desligada e sem pagar o “Premium”

Veja o passo a passo para reproduzir o YouTube em segundo plano com navegador e com apps para ouvir músicas e podcasts com a tela bloqueada
YouTube passa a cobrar assinatura Premium para exibir vídeos em 4K
Imagem: Pexels/Reprodução

Muitas pessoas gostam de aproveitar o YouTube no celular para escutar música e podcasts. E não somente para assistir a vídeos. Por isso, o fato da plataforma não permitir a reprodução de conteúdo em segundo plano na conta padrão pode ser um incômodo.

O que muitos não sabem é que tem uma forma de fazer isso. Caso você não queira assinar uma conta Premium, mas deseja poder ouvir música ou podcasts do YouTube com a tela do smartphone bloqueada, o segredo é usar a plataforma pelo navegador. Alguns apps também podem ajudar a contornar o problema.

Veja o passo a passo abaixo para entender como funciona a estratégia.

Reproduzir o YouTube em 2º plano com o navegador

As etapas variam um pouco conforme o browser, mas o resultado é o mesmo, seja no Chrome, Opera, Firefox ou Safari. Veja como fazer nas dicas abaixo.

  1. Encontre o vídeo no app do YouTube, copie o link e abra no Chrome;
  2. Toque no ícone ⋮ no canto superior direito;
  3. Selecione a opção “Para computador”;
  4. Certifique-se de que o vídeo está rodando e bloqueie a tela do celular;
  5. O vídeo deixa de reproduzir automaticamente. Caso esteja usando Android, deslize a tela para baixo a partir da parte superior da tela para abrir o menu. Haverá um widget com controle de mídia;

Exemplo do passo a passo em um celular com Android, usando navegador Chrome.

6. Aperte o play e aproveite o áudio do YouTube.
7. Caso esteja usando iOS, o Centro de Controle também tem um widget de reprodução na tela de bloqueio, basta seguir os mesmos passos.

Reproduzir o YouTube em segundo plano com apps

Usar o YouTube pelo navegador pode ser meio chato para algumas pessoas, já que ele funciona muito melhor pelo app. Caso prefira, existem opções de aplicativos que permitem reproduzir vídeos da plataforma em segundo plano. Vale ressaltar que esses apps funcionam através da API do YouTube, e a empresa pode revogar essa permissão a qualquer momento, inutilizando os aplicativos.

Uma boa dica da Play Store é o MusicTube. A reprodução em segundo plano funciona de imediato. A única questão é que o app tem anúncios, o que pode ser um incômodo. Outra alternativa é o NewPipe. Trata-se de um app de player de mídia gratuito e de código aberto para dispositivos Android, mais conhecido como um cliente não oficial do YouTube. Ele conta com boa parte das funcionalidades da plataforma oficial.

Uma desvantagem é que você não pode logar com sua conta do YouTube no app. A vantagem é o recurso conta com ferramentas interessantes, como um leitor de vídeo pop-up e uma experiência sem anúncios que não estão disponíveis na experiência básica do YouTube.

YouTube Premium

A forma mais fácil de reproduzir os seus vídeos do YouTube em segundo plano é assinar o Premium. O pacote custa R$ 20,90 por mês e oferece uma experiência sem anúncios no YouTube e no YouTube Music. Outra vantagem é poder fazer download de vídeos, bem como reproduzir conteúdo em segundo plano, mesmo pelo celular.

Com informações do Android Police.

– Leia também no Giz Brasil: “Novo recurso do YouTube Premium: assistir vídeos em grupo pelo Google Meet”

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas