O Instagram é uma rede social voltada para a fotografia, mas as legendas podem ajudar bastante a contextualizar um evento ou informação, por exemplo. Se você já tentou fazer uma legenda um pouco maior, deve ter percebido que o Instagram às vezes não pula as linhas, deixando um grande bloco de texto que pode ficar confuso para os leitores.

Há algumas regras para o app entender a quebra de linha e alguns macetes ajudam a garantir que o seu texto ficará do jeito que você imaginou. Neste guia, iremos mostrar as soluções.

Usando a tecla Enter

O jeito mais simples de pular a linha no Instagram é utilizando o recurso que todos conhecemos: a tecla Enter, também presente nos teclados dos smartphones. Apesar dessa possibilidade, você irá perceber que nem sempre o aplicativo interpretou que você queria pular de linha. Isso acontece porque há duas condições:

  1. Não usar emojis no início do parágrafo que vem depois da quebra de linha;
  2. Não adicionar espaço antes ou depois de uma quebra de linha.

Posts do Instagram com quebra de linha

Exemplos de posts no Instagram com quebra de linha. Siga o Gizmodo Brasil no Instagram!

Essas duas regras podem dificultar a sua vida, principalmente se você quiser criar uma legenda em formato de listas com emojis no começo de cada item, por exemplo.

Usando uma ferramenta web simples

Para contornar o problema que mencionamos, existem algumas ferramentas web simples que fazem o trabalho para você. Basta colar o seu texto na ferramenta e copiar o resultado – depois, cole o texto novamente, só que desta vez na legenda do Instagram.

Existem diversas ferramentas web para pular linha no Instagram. O Hashtagie é uma das mais interessantes por ter uma interface organizada e funcionar bem pelo navegador do celular. É simples de usar:

  1. Acesse o site do Hashtagie;
  2. Cole o seu texto na caixa;
  3. Toque no botão “Copy”;
  4. Cole a legenda no Instagram.

Para facilitar a sua vida, adicione esse site aos seus favoritos. É possível até mesmo incluir um ícone na tela inicial do seu celular – um atalho rápido, como se fosse um aplicativo.

Aplicativo web para pular linhas no Instagram

No Android, abra o Chrome, acesse o site e toque no ícone de opções (três pontinhos) na parte superior direita e procure o item “Adicionar à tela inicial”.

Para fazer isso no iOS, abra o Safari, acesse o site e toque no ícone de “Compartilhar” (na parte inferior da tela, o 3º ícone) e depois escolha a opção “Adicionar à Tela de Início“.

Deste modo, sempre que precisar pular as linhas, é só procurar o ícone do Hashtagie na tela inicial, colar o texto e copiá-lo, conforme o nosso guia. Existem outras opções e o passo a passo é o mesmo, entre eles o Caption Maker e o Instagram Line Break.

Usando o caractere invísivel

Por último, você pode guardar em um bloco de notas do seu smartphone o caractere invisível para colocar entre uma linha e outra.

Para usar esse método:

  1. Copie o espaço entre as aspas aqui ao lado. Não copie as aspas. “⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀”;
  2. Pule a linha normalmente no Instagram;
  3. Cole o caractere invisível no espaço que entre as linhas.

Usando qualquer um desses métodos, você pode deixar a legenda da sua foto mais organizada. Uma dica importante: se você não quiser que o texto comece logo após o seu nome de usuário, inclua uma quebra de linha no começo do texto.