Se eu te perguntasse como você armazena as suas fotos, vídeos, arquivos (enfim, todos os seus dados), qual seria a sua resposta? Provavelmente, você me diria que no seu próprio computador, no seu smartphone ou na nuvem, certo? Talvez, algumas pessoas mais cuidadosas por aqui até poderiam ainda argumentar que fazem uma cópia de segurança de um documento ou de outro.

No entanto, mesmo os mais precavidos estão sujeitos a deletar um arquivo importante por engano ou simplesmente perdê-los por um bug no dispositivo, por exemplo. Já passou por essa situação? Sim, eu sei, é muito comum. Mas, e aí, o que fazer? É possível recuperar vídeos apagados? Dá para recuperar arquivos deletados? Bom, a resposta para maioria dos casos é: sim. E isso graças aos softwares existentes de recuperação de dados.

O que são esses softwares?

Eu acredito que, muito provavelmente, você já esteja familiarizado com o conceito. Mas, basicamente, um recuperador de dados é um aplicativo que você instala no seu computador e, como o nome já diz, promete realizar a recuperação de quase todos os tipos e formatos de dados existentes. Com isso, você não precisa realizar constantemente cópias de segurança ou se preocupar (muito) quando não conseguir achar aquele documento imprescindível e perceber que o excluiu sem querer.

Existem vários softwares no mercado que apresentam funcionalidades semelhantes, sendo que alguns se destacam pela simplicidade, interface gráfica ou oferta de funcionalidades mais poderosas e exclusivas. Diante disso, qual escolher, então?

O aplicativo Recoverit da Wondershare é uma dessas boas opções, pois ele apresenta vários métodos de recuperação de dados. Entre eles destacam-se a recuperação de arquivos deletados da lixeira e a recuperação de arquivos corrompidos mesmo quando o computador está avariado e inacessível. Além disso, ele também permite o resgate de qualquer arquivo de dispositivos externos, como, por exemplo, cartão de memória, câmeras digital e de drone, unidade flash USB, player de música e gravador de som.

Mergulhando no Recoverit da Wondershare

O Recoverit da Wondershare é um software especializado em recuperação de dados em Windows e Mac disponível no mercado desde 2003. Ao todo, ele conta com mais de cinco milhões de usuários, em 160 países, que fazem uso do aplicativo para reaver os mais diferentes tipos de documentos que foram perdidos por formatação inesperada do aparelho, erros de uso, falha de energia, ataque de vírus, travamentos e avarias ou, simplesmente, deletados erroneamente.

O programa recupera fotos, vídeos, áudios, arquivos do Office, documentos, arquivos do Outlook e muitos outros, sejam eles em dispositivos externos ou não. E o melhor: O Recoverit permite que você visualize os dados antes de os recuperar. Dessa forma, você consegue ter certeza se é exatamente aquele arquivo que você precisa novamente.

E se você pensa que o processo é complexo e exaustivo, você está errado. Pelo contrário, ele é bem simples, completamente intuitivo e rápido. São apenas poucos passos (entre três e quatro etapas) e em minutos (isso mesmo: minutos!) você resolve o problema. Não acredita? O Gizmodo, em parceria com o Recoverit, simulou o passo a passo para recuperar vídeos apagados e para recuperar arquivos deletados. Confira!

Como recuperar arquivos deletados com o Recoverit   

Passo 1: Inicie o Recoverit e selecione o disco rígido em que os arquivos foram deletados.

Passo 2: Inicie a varredura. Normalmente, este processo levará alguns minutos para a verificação ser concluída. No entanto, se muitos arquivos grandes estiverem armazenados no disco rígido selecionado, pode levar algumas horas.

Passo 3: Após a verificação serão apresentados os arquivos recuperáveis. Faça a pré-visualização, selecione os que pretende manter e clique no botão “Recuperar”.

Assista ao tutorial:

O Recoverit da Wondershare oferece suporte técnico gratuito todos os dias da semana e, caso você não esteja satisfeito com o software em um prazo de sete dias, você recebe o seu dinheiro de volta. Ah, isso se não estiver utilizando a versão free do programa, né?

Mas, então, vale a pena?

Em suma, os softwares de recuperação de dados conseguem, de fato, resgatar arquivos deletados. Claro, eles não são aplicativos perfeitos e não vão salvar você de toda e qualquer catástrofe existente, mas, em sua maioria, ajudam (e muito) em grande parte dos problemas, por exemplo, recuperar vídeos apagados e/ou recuperar arquivos deletados. Além disso, a ferramenta ajuda a prevenir problemas também, não só solucioná-los.

Outro ponto importante é a evolução desses aplicativos nos últimos anos. Os desenvolvedores de softwares de recuperação de dados têm estado cada vez mais atentos às novas necessidades do mercado – tanto o ramo corporativo como de usuários domésticos convencionais. E isso reflete diretamente na qualidade dos produtos oferecidos.

Por exemplo, estes aplicativos hoje em dia apresentam diversas funcionalidades novas e recursos disponíveis, inclusive em versão gratuita, que até pouco tempo atrás ninguém nem podia imaginar. Tudo isso pensando na experiência do usuário. Por isso, as interfaces gráficas são cada vez mais simples, modernas e intuitivas, tornado a utilização acessível para qualquer tipo de pessoa e podendo ser adaptada às necessidades e aos ambientes de cada um.

Então, sim, vale a pena. Afinal, não tem porque você não esgotar as tentativas para tentar recuperar os seus dados perdidos por aí ou deletados por engano. Saiba mais sobre o Recoverit da Wondershare e conheça todas as funcionalidades disponíveis!