Como saber se o seu celular está sendo rastreado
Os métodos dos cibercriminosos para fazer novas vítimas estão cada vez mais sofisticados. Por este motivo, é necessário redobrar os cuidados quando o assunto é navegar ou utilizar plataformas de internet. Entrar em sites suspeitos, tocar notificações estranhas ou acessar links desconhecidos pode ser a porta de entrada para uma imensa variedade de softwares maliciosos.
Os sinais do celular rastreado
Alguns desses softwares tem capacidade de acessar informações pessoais dos usuários além de ter livre acesso ao microfone e à câmera, por exemplo. Embora nem sempre seja fácil, é possível identificar se seu celular está sendo monitorado remotamente por terceiros através de alguns sinais.
Sons estranhos em chamadas de voz
O primeiro sinal para redobrar a atenção é o frequente surgimento de sons estranhos durante chamadas de voz. Na grande maioria das vezes, o problema não passa de questões relacionadas à área de cobertura, mas é importante observar que, quando se trata de adversidades desta natureza, os sons tendem a desaparecer completamente em áreas bem assistidas por operadoras telefônicas.
No entanto, caso os sons de interferência ou vozes persistam e apareçam em todas as suas chamadas, isso pode significar que você está sendo grampeado por algum cibercriminoso, certamente, com propósito malicioso.
Bateria descarregando mais rápido que o normal
Muitos aplicativos espiões agem “escondidos” executando tarefas em segundo plano, inclusive quando o usuário não está manuseando o smartphone. Isso tem um enorme impacto na vida útil da bateria, que passa a durar bem menos do que o normal, mesmo em dias em que o celular não foi muito utilizado.
Por este motivo, vale a pena estar sempre de olho na saúde e desempenho da bateria para identificar com maior facilidade se algo diferente acontecer no quesito autonomia de energia. Nem sempre o descarregamento rápido significa defeito ou problemas na bateria.
Como hackers estão usando o YouTube para espalhar malwares
Malware no Android pode burlar biometria e roubar dados de acesso
Celular rastreado: eventos incomuns com frequência
Aplicativos que abrem e fecham sem nenhuma explicação, mensagens de textos com códigos estranhos, ligações insistentes ou, principalmente, microfones e câmeras ligando aleatoriamente são fortes sinais de que um software malicioso está monitorando toda a sua atividade.
Outro ponto para ficar de olho é no processo de desligamento. Caso algum aplicativo oculto esteja transmitindo dados para um terceiro, antes de desligar, a transferência precisa ser completamente finalizad. Um tempo maior para concluir o desligamento pode significar a ação de um software terceiro.