Veja como se formaram as ilhas de lixo do oceano nos últimos 35 anos

Os oceanos estão repletos de belezas naturais, criaturas que parecem ter vindo de outro planeta e... toneladas de lixo.

Os oceanos estão repletos de belezas naturais, criaturas que parecem ter vindo de outro planeta e… toneladas de lixo. Na verdade, há tanto lixo que grandes depósitos da nossa sujeira se formaram no oceano.

Uma visualização fascinante produzida pela NASA mostra a evolução de cinco ilhas de lixo. Você pode ver o fluxo das águas causar a movimentação natural dos resíduos, um se juntando ao outro, conforme eles estacionam em diferentes partes do mundo.

A NASA explica:

Começamos com dados de boias flutuantes específicas que a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) vem distribuindo nos oceanos nos últimos 35 anos, representados na imagem como pequenos pontos brancos. Vamos acelerar o tempo para ver o destino destas boias…

…Se deixarmos todas as boias flutuarem ao mesmo tempo, podemos observar padrões de migração. O número de boias diminui porque algumas não duram tanto quanto as outras. Elas migram para as cinco ilhas de lixo conhecidas.

Este vídeo foi apresentado durante a conferência SIGGRAPH 2015. Saiba mais aqui: [NASA]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas