Todo mundo, em algum momento, já passou por isso: o smartphone é ser excelente, com boas configurações, mas, de uma hora pra outra, ele simplesmente deixa de funcionar. Aí, não tem muito o que fazer, tem que trocar o aparelho.

O problema parece ter sido resolvido, certo? Porém, transferir os dados pessoais e outros arquivos importantes da memória do aparelho antigo para o novo celular nem sempre é simples. Alguns smartphones têm problemas de incompatibilidade entre si, seja no hardware ou por se tratar de sistemas operacionais diferentes. Aí está, outra dificuldade.

Mas, calma, felizmente há no mercado ferramentas digitais que auxiliam nesse processo. E uma delas é a MobileTrans.

O que é MobileTrans

MobileTrans é um programa digital desenvolvido pela empresa chinesa Wondershare para facilitar a comunicação entre celulares e, eventualmente, tablets e computadores convencionais.

Com mais de 50 milhões de usuários mundialmente, o aplicativo está disponível tanto para smartphones iPhone e Android quanto para computadores Windows e MacOS. O software faz sucesso porque é versátil, simples de usar e permite transferir arquivos facilmente entre sistemas que nem sempre se comunicam.

A vantagem de transferir dados por meio de MobileTrans é tornar fácil e eficiente a transferência de arquivos ao invés de realizar a operação manualmente ou ficar sujeito às condições da transferência automática. Ou, ainda, sequer conseguir passar os dados de um telefone para o outro.

MobileTrans é a opção ideal para quem precisa efetuar quatro tipos de operação: transferência de conversas do WhatsApp, backup e restauração de memória entre aparelhos e transferência de dados entre celulares.

  • Transferência de conversas do WhatsApp: Conversas por texto, fotos, vídeos e outros arquivos trocados por WhatsApp agora podem ser facilmente transferidos entre celulares de diferentes tipos, ou entre celulares e computadores. MobileTrans permite a seleção simples e a transferência segura entre dispositivos.
  • Backup: É a famosa cópia de segurança. MobileTrans identifica, organiza e permite a você otimizar a mudança dos dados de seu celular para o computador em apenas um clique.
  • Restauração de memória: A restauração de memória consiste em enviar a cópia de segurança (backup) dos arquivos de um celular, feita num computador, de volta para o telefone. Isso pode ser realizado com o mesmo celular ou com outro aparelho.

Transferência de dados entre celulares

Com o programa, é possível fazer a transferência seletiva e segura, de um aparelho para outro, de contatos telefônicos e arquivos de variados tipos, como:

  • Mensagens de texto
  • Mensagens de WhatsApp
  • Música
  • Notas
  • Aplicativos
  • Papeis de parede
  • Mensagens de voz

A troca de dados entre celulares Android e celulares iPhone pode ser efetuada com poucos toques e o auxílio de um computador. De fato, o programa permite transferir mais dados do que o Smart Switch normalmente possibilita.

MobileTrans é compatível com diversas marcas de telefone, entre eles: Samsung, Huawei, Motorola, LG, Sony e Windows Phone. Você pode comprar a assinatura do programa com condições diferentes para o uso doméstico e o uso empresarial.

Passo a passo para transferir dados entre celulares

Uma das principais vantagens de MobileTrans é que o processo para transferir dados entre celulares é rápido e descomplicado. Basta seguir os passos abaixo.

Passo 1: Baixe o programa

Para efetuar a transferência de dados entre um celular antigo e um novo, você precisará baixar o MobileTrans em ambos os aparelhos e no seu computador.

Para os celulares, encontre o aplicativo na loja de aplicativos de cada aparelho. No caso do computador, você pode obter o programa diretamente no site da MobileTrans.

Passo 2: Abra a função de transferência

No computador, abra o MobileTrans. O menu inicial do programa trará algumas opções, claramente definidas. Delas, você deverá escolher a opção de transferência do telefone.

Passo 3: Conecte os telefones ao computador

Agora, você deverá ativar o MobileTrans também em ambos os telefones. Quando estiverem com o programa ativado, selecione qual será o telefone de origem e qual será o de destino dos arquivos que deseja transferir.

Os dados serão passados do telefone de origem para o de destino. Caso a ordem dos aparelhos esteja invertida, você poderá revertê-la com ajuda do botão “Inverter”.

Passo 4: Selecionar arquivos e transferir

Verifique no computador o menu da transferência. Selecione os tipos de conteúdo que deseja passar de um aparelho para o outro – basta clicar ou não nas caixinhas de seleção.

Quando tiver selecionado os itens, aperte o botão “Iniciar” para começar o procedimento da transferência. Não desconecte ou remova do computador o telefone enquanto o processo não acabar.

Se você deseja apagar os dados no telefone de origem assim que os dados forem passados, selecione a opção “Limpar dados após a cópia”. Dessa forma, você não precisará fazer isso manualmente.

Conclusão

Depois de alguns minutos, você completará a transferência de dados com MobileTrans. O programa exibirá uma mensagem com o resumo dos dados movidos de um aparelho ao outro. Verifique se o procedimento foi bem-sucedido.

Simples e prático, não? Saiba mais sobre o MobileTrans.