Apesar de boa parte do mundo ter inúmeras maneiras de assistir ao discurso inaugural do Obama na terça-feira, aqui na China eu dei graças pela minha única: um satélite filipino do mercado ‘cinza’. Sem ele, eu teria perdido tudo que veio depois do Obama murmurar a palavra “comunistas”.

Por enquanto, a televisão por satélite ainda é tecnicamente ilegal na China, graças a uma lei de 1993 que diz que apenas hotéis, outlets de mídia e prédios residenciais voltados especificamente para estrangeiros têm permissão de usar antenas parabólicas. Por causa disto, não há empresa chinesa de satélites e a maior parte das emissoras de TV vem por meio da pífia quantidade de canais chineses regionais e, é claro, da CCTV.

No entanto, existe uma maneira de contornar isso. Um mercado cinza surgiu na maioria das cidades para oferecer serviços de cabo/satélite – incluindo caixas de cabo e cartões de criptografia atualizados constantemente – para quem estiver disposto a pagar. Mais ou menos 300 dólares anuais renderão a você canais como a BBC World e CNN, HBO e (meu predileto) o Discovery Channel.

Os cartões captam sinais de satélite das Filipinas, que geralmente são bons, não dão pau com tanta frequência, e ainda têm o bônus de vez ou outra apresentar um retrato da boa e velha cultura pop ianque. Você sabia que os caras têm o seu próprio Project Runway que eles chamam de….Project Runway Philippines?

Estou divagando. Os equipamentos filipinos ilegais de satélite me salvaram do que os chineses locais tiveram que assistir: a transmissão ao vivo (até certo ponto) da CCTV do discurso inaugural do presidente Obama.

PUTAMERDA, ele realmente acabou de dizer “fascismo e comunismo”?!? CORTA CORTA CORTA!! Hummm….então, você aí pessoa traduzindo a transmissão….errr….q tipo de problemas você acha que o Obama terá em relação à economia dos EUA?

 

O resto do discurso só foi transmitido mais tarde em trechos bastante retalhados aprovados pelo governo.

Eu suponho que eu deveria agradecer por saber falar inglês, já que as traduções do discurso dele também tiveram as partes ofensivas editadas.