Se você comprou um smartphone novo, ou se aquele celular que te acompanha há um bom tempo está durando menos, é possível verificar a saúde da bateria. Veja a seguir como fazer — no Android e também no iOS.
Android
No Android ainda não há um recurso inserido no próprio sistema que o usuário possa acessar para verificar o status de saúde da bateria. Caso queira verificar o estado da bateria, o usuário precisa recorrer a aplicativos terceiros, como o “Ampere” e o “CPU-Z”,
Eles possuem classificações superficiais e que não detalham muito bem o real estado de saúde do componente, é verdade. Mas, na falta de alternativas para monitorar a bateria do telefone, esses apps podem ser úteis.
Outro indicador importante, e que pode ser verificado nas configurações do dispositivo Android, é a temperatura da bateria do dispositivo, que o normal é estar em 0 e 35ºC. A informações fica em “Configurações”, “Bateria”.
iOS
Nos iPhones, o processo de verificação da integridade da bateria é muito mais simples e sem a necessidade instalação de aplicativos de terceiros.
Para verificar o status do componente, o usuário precisa acessar as os “Ajustes”, selecionar a opção “Bateria” e depois basta clicar em “Saúde da bateria”. O usuário poderá ver a porcentagem que indica o status de sua bateria, que, quanto mais perto de 100% mais saudável, e quanto mais longe, menos saudável.
Quando um iPhone novo é adquirido a saúde da bateria tem que ser necessariamente 100%, caso contrário, há alguma coisa de errado com o dispositivo. Se o smartphone for usado, o cuidado tem de ser redobrado com a saúde da bateria. Se possível, é uma boa prática perguntar ao vendedor qual a porcentagem da integridade da bateria.