O Android Nougat foi lançado para dispositivos Nexus e chegará a mais smartphones e tablets nos próximos meses. Estes são os novos recursos que você vai querer aproveitar: eis 11 coisas que você pode fazer com o Android 7.0 que não eram possíveis na versão pura do sistema.

Como sempre, lembramos: alguns recursos do Android 7.0 já estavam presentes em skins de fabricantes, ou em apps de terceiros; estamos falando aqui de funcionalidades padrão, e que não estão restritas a uma fabricante.

Quanto tempo leva até uma versão nova do Android se tornar a mais popular?
Por que as atualizações do Android são tão demoradas?

1) Rodar apps lado a lado

android nougat diferencas (2)

O modo de tela dividida chegou oficialmente ao Android puro para que você possa manter dois apps abertos lado a lado. Isso é particularmente útil em tablets, mas funciona bem em smartphones também.

Abra o menu de multitarefa com um toque no botão Overview (quadrado), então segure e arraste a barra de título de um app para cima ou para a esquerda na tela, e escolha outro app para deixar ao lado dele.

Toque e segure na barra preta no centro para alterar a quantidade de espaço de cada janela. Arraste-a até o topo ou para a direita para voltar para o modo original de janela única; ou pressione e segure o botão quadrado.

2) Alternar rapidamente entre apps

android nougat diferencas (3)

Este é um upgrade pequeno, mas com base em nosso uso do Nougat, é algo realmente útil. Dê um duplo toque no botão Overview (quadrado) para pular de volta ao aplicativo anterior; toque duas vezes novamente para voltar ao primeiro app. Isso facilita muito ao alternar entre mapas e música no carro, por exemplo.

3) Responder a mensagens diretamente nas notificações

android nougat diferencas (10)

Versões anteriores do Android já tinham algumas ações rápidas embutidas nas notificações, mas o Nougat vai um passo além, permitindo-lhe responder a mensagens recebidas diretamente da própria notificação. Em outras palavras, você não precisa entrar e sair dos apps em si.

O suporte para o recurso depende dos apps em si, é claro, mas ele já está funcionando no Hangouts e no Messenger, app de SMS do Google.

4) Obter mais autonomia da bateria

android nougat diferencas (4)

O Doze foi um dos principais recursos do Marshmallow, colocando o seu celular e seus apps em um modo de baixa energia ao detectar que ele está plano e imóvel. Os apps são orientados a verificar com menos frequência se há atualizações e alertas, prolongando a vida útil da bateria.

Com o Nougat, o Doze se tornou mais inteligente, para saber quando você não está usando seu celular mesmo quando ele estiver em um bolso ou uma bolsa.

Assim como antes, você pode impedir determinados apps de entrarem no modo Doze indo em Configurar > Bateria, abrindo o menu (três pontos no canto superior direito) e escolhendo Otimização de bateria.

5) Reduzir o consumo de dados

android nougat diferencas (8)

O Android já oferece algumas ferramentas de consumo de dados há algum tempo, mas o Nougat traz consigo uma opção dedicada de Economia de dados em Configurações > Dados.

É mais ou menos um Doze para seu plano 3G/4G, restringindo quais apps podem enviar e receber dados em segundo plano, e significa que demorará mais um tempo para você estourar a franquia se passar muito tempo longe do Wi-Fi.

6) Ver configurações de relance

android nougat diferencas (5)

A página de Configurações do Android Nougat foi renovada, e agora mostra informações importantes bem na primeira tela, antes de você mergulhar em qualquer um dos menus. É um ajuste pequeno, mas útil.

Você pode ver mais detalhes sobre o nível da bateria, nível do volume, armazenamento restante, rede Wi-Fi e consumo atual de memória rolando a tela de Configurações.

O Android também oferece configurações sugeridas no topo da lista, que você pode esconder facilmente se quiser.

7) Personalizar mais o painel de configurações rápidas

android nougat diferencas (6)

O painel de configurações rápidas se tornou uma parte bem estabelecida do Android puro, e a versão 7.0 lhe dá mais controle do que nunca sobre o seu layout.

Abra o painel deslizando a partir do topo da tela, e toque em Editar. Você pode tocar e segurar em qualquer ícone para mudar sua posição (ou removê-lo), e arrastar novos ícones presentes em uma lista na parte inferior.

Você vai notar também que algumas configurações ficam sempre por cima da área de notificações, então você pode (por exemplo) ativar e desativar rapidamente o modo Não perturbe.

8) Ter mais controle sobre a prioridade de notificações

android nougat diferencas (12)

Nem todas as notificações são iguais no Android. Algumas ficam no topo da lista, enquanto outras vão sendo relegadas para o final. Você pode ajustar essas configurações para apps específicos no Nougat.

Para tanto, você precisa ativar o menu System UI Tuner: puxe para baixo o painel de configurações rápidas e, em seguida, pressione e segure o ícone de engrenagem.

O System UI Tuner já estava disponível no Marshmallow, mas agora tem uma nova opção de controles de notificação. Ative-a, e você pode atribuir a cada aplicativo um nível de prioridade. Apps de nível 5 podem gerar interrupções em tela cheia; apps de nível 0 não podem exibir notificações.

Para alterar o nível, pressione e segure a notificação de um app, ou vá em Configurar > Apps. Toque na letra A para assumir controle, ao invés de deixar o aplicativo em si decidir.

9) Mostrar informações de emergência na tela de bloqueio

android nougat diferencas (7)

Isso está disponível no iOS há algum tempo e chegou ao Android puro com o Nougat. A ideia é que, em caso de emergência, alguém pode pegar seu celular e saber para quem ligar em caso de emergência, mesmo sem saber a sua senha.

Para configurar seus detalhes, vá em Configurar > Usuários > Informações de emergência. Você decide quais campos vai preencher. Também é possível adicionar detalhes de um ou mais contatos.

A informação que você deixar para outras pessoas encontrarem pode ser acessada ao tocar em Emergência no discador da tela de bloqueio.

10) Usar mais emojis em suas conversas

android nougat diferencas (11)

Há agora mais emojis disponíveis no Android – 72, para ser exato – elevando o total para mais de 1.500. Algumas das adições incluem um abacate, um tubarão, e medalhas de ouro, prata e bronze.

11) Aproveitar atualizações instaladas em segundo plano

android nougat diferencas (9)

Uma das maiores mudanças nos bastidores do Nougat é que as atualizações agora são baixadas e instaladas em segundo plano. O Google promete atualizações mais regulares também.

Essa experiência de atualizações está disponível apenas para dispositivos novos com Nougat, mas aparelhos Nexus mais antigos vão aplicar atualizações “muito mais rápido”, segundo o Google, e podem nem exigir uma reinicialização.