Agora WhatsApp permite que você envie mensagens mesmo sem internet; veja o passo a passo de como usar
A Meta anunciou nesta quinta-feira (5) que será possível se conectar ao WhatsApp usando um servidor proxy. Na prática, usuários agora poderão usar o mensageiro mesmo sob situações de bloqueio de internet — um cenário que aconteceu recentemente em países como Irã, por exemplo.
No ano passado, o governo do Irã bloqueou o acesso no país para limitar o acesso a informações durante a repressão contra manifestantes que protestavam contra o assassinato de Mahsa Amini. A jovem de 22 foi morta pela “Polícia Moral” por estar supostamente utilizando o hijab, vestimenta tradicional islâmica, de maneira inadequada.
O caso chocou a comunidade internacional e também desencadeou uma série de protestos massivos no país com uma enorme participação de mulheres. As manifestações resultaram na extinção da Polícia Moral no país, mas mesmo com a dura reação do governo, que chegou a condenar manifestantes à morte, os protestos seguem ocorrendo.
Em um post no blog onde revela a chegada do novo recurso, o WhatsApp cita explicitamente os bloqueios do final do ano passado no Irã:
“Esperamos que em 2023 estas interrupções de internet não ocorram. Interrupções como as que vimos no Irã durante meses afetam os direitos humanos das pessoas e impedem que elas recebam ajuda. Caso essas interrupções continuem, esperamos que essa solução ajude pessoas em locais onde haja necessidade de comunicação segura e confiável”.
O que muda
Quando alguém entra em um endereço da web, o navegador envia uma requisição ao servidor do site, que por sua vez, retorna as informações para o usuário. O proxy é um servidor intermediário e funciona como uma ponte entre usuário e servidor web, recebendo informações e repassando ao navegador.
Os proxys são utilizados como recurso de privacidade, já que podem desviar o tráfego, escondem o endereço do computador e permitem que os usuários naveguem de forma anônima e segura. A medida da Meta permite que os usuários do WhatsApp que vivem em países autoritários tenham livre acesso à informação, mesmo sob interrupções de internet ou bloqueio sites ou redes sociais.
“A escolha de um proxy permite que você se conecte ao WhatsApp por meio de servidores criados por voluntários e organizações de todo o mundo dedicadas a ajudar as pessoas a se comunicarem livremente”, afirmou o WhatsApp.
Para ativar um proxy, primeiramente, verifique se o WhatsApp não possui nenhuma atualização pendente. Depois, acesse as configurações do WhatsApp e selecione a opção “Armazenamento e dados”. Na próxima página acesse “Servidor proxy” e ative a opção “Usar servidor proxy”. Por fim, é preciso apenas digitar o endereço do servidor e salvar.