Confira as principais novidades do Android 13 e como atualizar
O Android 13 foi oficialmente lançado nesta semana e já está chegando aos smartphones Pixel, que normalmente são os primeiros aparelhos a receberem versões do sistema do Google. O lançamento era muito aguardado desde o “Google I/O”, evento que revelou a nova versão do Android e trouxe uma série de novidades. Confira!
Privacidade
Uma das novidades mais interessantes são as melhorias de segurança aos usuários. Nas configurações de privacidade será possível acessar um relatório das últimas 24 horas com informações sobre os aplicativos que acessaram dados de localização, câmera e microfone.
Além disso, será possível escolher quais arquivos de mídia os apps poderão acessar, eliminando a necessidade de dar acesso completo à galeria, por exemplo, e também será possível esconder dados pessoais ao habilitar o aparelho para descobrir redes Wi-Fi próximas.
Permissão para notificações
Este recurso já estava disponível nas últimas versões do iOS e funciona de forma bem simples: sempre que um aplicativo recém instalado for aberto, o sistema enviará um pop-up perguntando ao usuário se ele deseja receber notificações do app em questão. Caso a resposta seja negativa, a aplicação será impedida de enviar alertas até que haja alguma alteração nas configurações de permissões.
Possibilidades de personalização
O Google gastou boa parte do evento de lançamento mostrando detalhes e apresentando as possibilidades de personalização. Os ícones de aplicativo vão mudar de cor de acordo com a imagem do plano de fundo. Por exemplo, se a cor predominante do background for amarelo, os aplicativos também receberão cor e tonalidade semelhantes para combinar com o fundo.
Suporte a tecnologia bluetooth Low Energy
A nova versão do sistema tem suporte para tecnologia bluetooth Low Energy, que, simplificando, entrega áudio de baixa latência para fones sem fio e garante menor consumo de energia. Para usar a tecnologia, os fones precisam ser compatíveis.
Player de mídia redesenhado
O reprodutor de mídia também recebeu uma repaginada e, agora, pode ser facilmente acessado diretamente na barra de notificações mesmo com o smartphone bloqueado, facilitando muito a vida dos usuários. Também é possível ver o progresso da música e a capa do álbum ou single fica projetada no fundo da tela de bloqueio.
Como atualizar
No momento, o Android 13 está sendo disponibilizado apenas para smartphones Google Pixel, mas se você deseja muito testar o novo sistema, é possível instalar uma versão beta em alguns modelos.
Para ter o sistema operacional é necessário se inscrever no programa Beta Android e depois fazer a atualização do Android 13. Lembrando que, por ser um versão ainda em testes, o sistema pode apresentar instabilidade e falhas.
Para verificar se existem atualizações de software disponíveis é preciso acessar “Configurações”, “Sistema”, “Atualização de Sistema” e, por fim, “Verificar Atualização”. Caso haja algum upgrade disponível para o modelo do seu aparelho, será exibido nesta tela.