A galáxia Maisie surgiu cerca de 390 milhões de anos após o Big Bang, o que faz com que tenha aproximadamente 13,4 bilhões de anos de idade. Dessa forma, o sistema estelar entre os mais antigos registrados.
Maisie foi detectada pela primeira vez no ano passado, pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST). De início, os astrônomos que a encontraram estimaram que a galáxia havia surgido apenas 290 milhões de anos após o Big Bang. No entanto, a análise mais recente confirmou que ela é cerca de 100 milhões de anos mais velha do que isso.
A confirmação da idade da galáxia Maisie
Para calcular a idade da galáxia, astrônomos buscam identificar quando a luz que observamos deixou um objeto. Isso é medido por meio do desvio para o vermelho (redshift), que é o movimento da luz em direção a comprimentos de onda mais longos. Dessa forma, quanto mais se volta no tempo, maior é o “desvio para o vermelho” de um objeto espacial.
Neste caso, para confirmar a idade da galáxia Maisie, pesquisadores utilizaram um instrumento chamado Espectrógrafo de Infravermelho Próximo (NIRSpec), do próprio James Webb. Ele divide a luz de um objeto em muitas frequências estreitas diferentes. Assim, permite identificar com mais precisão sua composição química, emissão de calor, brilho e movimento relativo.
De acordo com essa análise espectroscópica, a galáxia de Maisie tem um desvio para o vermelho de z=11.4. A partir dessa informações, a equipe do Levantamento Científico de Liberação Antecipada da Evolução Cósmica (CEERS) chegou à sua idade aproximada.
Embora o sistema estelar não seja tão velho quanto inicialmente estimado, ele é apenas 70 milhões de anos mais jovem do que o sistema mais antigo conhecido atualmente, que é o JADES-GS-z13-0.
Outras galáxias
Os astrônomos também analisaram a provável idade da galáxia CEERS-93316. Inicialmente, a estimativa era de que ela surgiu 235 milhões de anos antes do Big Bang, de forma que também estaria entre as mais antigas.
No entanto, após estudos sobre esse sistema estelar, pesquisadores identificaram que ele parecia mais azul do que realmente era devido a uma quantidade incomum de luz em bandas de frequência estreitas associadas a oxigênio e hidrogênio.
Seu desvio para o vermelho (redshift) é, na verdade, z=4.9. Isso a coloca a apenas um bilhão de anos após o Big Bang.
Agora, a equipe do CEERS segue avaliando cerca de 10 outras galáxias que podem ser de uma época anterior à de Maisie.