O formato PDF é um dos mais utilizados para salvar documentos digitais. Além de poder ser acessado por qualquer pessoa, o arquivo é compatível com praticamente todos os dispositivos e aplicativos. Há, porém, uma desvantagem: é difícil editar arquivos no formato.
Nas linhas a seguir, o Giz Brasil lista cinco sites para editar PDFs online, de forma gratuita e segura. Confira:
Small PDF
O Small PDF é um editor de PDF gratuito que pode ser acessado de qualquer navegador web. Além da função de editar, a ferramenta é capaz de comprimir arquivos, converter em outros formatos, escanear documentos físicos e assinar de maneira digital.
Com interface simples e intuitiva, basta escolher a ação e fazer upload do arquivo PDF direto no site. Quando terminar, baixe o documento finalizado no computador novamente.
Na versão gratuita, é possível adicionar textos, imagens, destaques e desenhos, assim como organizar o PDF livremente. A função de editar os textos do documento é exclusiva para assinantes do SmallPDF Pro.
iLovePDF
O iLovePDF é outro editor grátis disponível online. Ele tem as mesmas funções do SmallPDF, mas conta também com um aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), além de funcionar em navegadores web.
Para usar a ferramenta, basta entrar no site e selecionar a opção que quiser. Em seguida, suba o arquivo PDF, faça as edições e baixe a versão finalizada.
É possível utilizar todas as funções básicas na versão grátis. Já o plano Premium libera o processamento de documentos ilimitado, conversão de PDFs escaneados em Word e sincronização entre aplicativos.
Adobe Acrobat Online
A Adobe é a empresa criadora do formato de arquivo PDF. Por isso, o Adobe Acrobat Online é a ferramenta mais sofisticada para editá-los. Embora o pacote completo exija uma assinatura, a plataforma oferece vários recursos de edição grátis no site.
Ao subir um documento PDF no Acrobat, você pode adicionar texto, destaques, desenhos e até notas adesivas. Também é possível anotar, assinar, compactar e converter PDFs, sem problemas.
Vale mencionar que para usar o Acrobat é necessário ter uma conta Adobe. O cadastro é gratuito e pode ser realizado diretamente no site.
Google Drive
O Google Drive é uma ferramenta popular de armazenamento em nuvem e gerenciamento de arquivos. Ele permite armazenar, organizar e editar vários tipos de arquivos. A ferramenta, aliás, pode ser usada para editar PDFs seguindo os passos abaixo.
- Abra o Google Drive no navegador web e entre com uma conta do Google;
- Clique no botão “Novo”, no canto superior esquerdo;
- Selecione “Upload de arquivo”;
- Escolha o arquivo PDF que quer editar;
- Encontre o documento na área de trabalho do Google Drive e clique nele para abrir a prévia;
- No topo da tela, clique em “Abrir com” e escolha “Documentos Google”;
Dessa forma, o Google Drive converte automaticamente o PDF para um arquivo editável do Google. Agora, basta fazer as alterações. Quando acabar, acesse o menu “Arquivo” e selecione a opção “Baixar” para fazer o download do documento em PDF novamente.
Canva
O Canva é uma plataforma de design gráfico online bastante conhecida. Nela, os usuários podem utilizar o editor de PDF gratuito para editar textos dos documentos de forma gratuita. Também é possível mesclar vários arquivos em um ou reorganizar as páginas.
A vantagem do Canva é a possibilidade de compartilhar os arquivos PDF editados por meio de links. Assim, outras pessoas podem ajudar na edição ou deixar comentários. Atualmente, a plataforma oferece 5 GB de armazenamento gratuito, suficiente para editar muitos arquivos.