_Cultura

Conheça a tecnologia virtual realista de “A Casa do Dragão” que elimina as telas verdes

"The Volume" pode diminuir consideravelmente o uso do chroma key em grandes produções audiovisuais

A Casa do Dragão

Imagem: Divulgação/HBOMax

A primeira temporada de A Casa do Dragão está se encaminhando para o final, mas ainda está dando o que falar tanto pela trama, quanto pelos efeitos especiais, que em alguns momentos são muito bons e em outros… nem tanto.

Se no primeiro episódio de A Casa do Dragão muitos fãs ficaram incomodados com os efeitos especiais da série, principalmente nas imagens aéreas de Porto Real, no segundo capítulo o cenário virtual de Pedra do Dragão impressionou bastante a audiência da série pelo nível de realismo.

A HBO divulgou um vídeo onde o ator Rhys Ifans, interprete de Otto Hightower, fala sobre a gravação das cenas.

O cenário de Pedra do Dragão foi todo criado digitalmente, e o realismo das imagens foi graças a uma tecnologia popularizada pela série The Mandalorian, derivada da franquia Star Wars, e que está sendo adotada na produção de várias séries e até alguns grandes filmes de Hollywood.

“The Volume” como ficou conhecida consiste em um paredão de LED de 180º utilizado para exibir cenários virtuais. A técnica pode substituir o chroma key, a famosa tela verde, e permite que os atores possam ver o cenário ao invés de contracenar em um um fundo verde onde nem podem imaginar qual cenário será inserido após as gravações.

Paredão de LED de 270º utilizado nas gravações de The Mandalorian

Em The Mandalorian, o paredão utilizado pela Disney tinha 270º. Na época em que a série foi lançada, a qualidade dos cenários foi um dos pontos que mais chamaram a atenção dos fãs de Star Wars, já que estavam em um nível superior, em relação a outras séries.

Para melhorar a qualidade dos cenários, produções de cinema estão adotando a técnica. Thor: Amor e Trovão e The Batman são exemplos de grandes produções que já utilizaram a tecnologia. Além disso, a série Percy Jackson e os Olimpianos, produzida pela Disney, também está utilizando “The Volume” na produção.

Sair da versão mobile