Tecnologia

Conheça o brasileiro que transformou um Fusca 1972 em carro elétrico

Engenheiro mecânico de Ribeirão Preto-SP transformou seu Fusca 1972, um clássico da alemã Volkswagen, em um veículo elétrico. Acompanhe o processo!
denis vaneti

Nos últimos anos, as principais montadoras de automóveis do planeta têm investido cada vez mais no desenvolvimento de veículos movidos à eletricidade. A tecnologia oferece uma alternativa mais sustentável aos motores à combustão. Além disso, diminuem a emissão de gases poluentes.

Além de impactar positivamente no meio ambiente, a tecnologia de motores elétricos pode ajudar a revitalizar veículos antigos. O engenheiro mecânico Denis Vaneti de Ribeirão Preto, município no interior de São Paulo, se tornou conhecido no país inteiro após realizar a conversão do motor original de um Fusca 1972 para um motor elétrico.

Como custou a mudança para carro elétrico

Para executar o projeto, o engenheiro gastou aproximadamente R$ 13 mil, o que é considerado relativamente baixo para um projeto desta magnitude, e valeu a pena, já que agora tem uma enorme economia com gasolina. Em seu canal do YouTube, que até o momento em que este texto foi finalizado contava com 49 mil inscritos, Vaneti conta que o Fusca possui um motor de 7 cv, um dos menores para carros com aquela faixa de peso.

Além disso, o veículo pode chegar tranquilamente aos 80 Km/h e conta com seis baterias tracionárias, que garantem autonomia para até 70 quilômetros. Para chegar em sua carga total, o conjunto de baterias demora cerca de 6 horas.

A inspiração para realizar a conversão veio após Denis ver o projeto de conversão de um motor a combustão para elétrico em um canal de fora do Brasil. Após isso, ele iniciou um processo de pesquisa e, posteriormente, de execução do próprio projeto para viabilizar seu ousado plano.

Imagem: Denis Vaneti/Reprodução

Contudo, o que chama bastante atenção no veículo é que o motor é extremamente silencioso. É bem diferente do tradicional motor original do Fusca que possui um som bem marcante. Bem como a Kombi e Brasília, que também foram fabricados pela alemã Volkswagen por bastante tempo.

O Fusca é um dos maiores clássicos da indústria automobilística. Ele foi o primeiro modelo fabricado pela montadora alemã Volkswagen. E esteve nas linhas de montagem entre 1938 e 2003, quando foi descontinuado para dar espaço a outros veículos da marca.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas