Você já ouviu falar no termo “Terceira Revolução Industrial”? Parece algo bem grande, né. E é: com tantas revoluções e evoluções tecnológicas, caminhamos para um novo momento de produção de produtos. Uma produção feita por pessoas, numa nova encarnação do conceito do DIY (do it yourself) e da invenção de garagem. Com as ferramentas certas e boas ideias, todos podemos produzir. Mas, como ainda estamos no início dessa revolução, é importante entender a filosofia por trás de cada novo componente – impressão 3D, Arduino e outros – e como isso terá impacto em nossas vidas. Dessa ideia surge Makers, nova marca da F451 para cursos, eventos e workshops pensando no que estaremos produzindo, fazendo e criando no futuro.

Para entender melhor a proposta de Makers, sugerimos a leitura do manifesto da marca, presente no site (makers.net.br). Em resumo: defendemos códigos, hardware e, principalmente, mentes abertas. Queremos, juntos, produzir os próximos passos da tecnologia, e mostrar que isso é possível no Brasil, um país com histórico não tão brilhante no número de invenções e revoluções. Experimentar, testar e incubar novas ideias é a proposta.

[youtube aY9_VwTjNUI 640 360]

Baseado nisso, a marca Makers surge com dois workshops:

Um curso aprofundado de Arduino, o pequeno computador que pretende revolucionar diversos pontos de nossa sociedade (cultura, música, computação), com foco em pessoas curiosas sobre a arte de inventar, e interessadas na criação de aparelhos cada vez mais conectados. O workshop será comandado pelo veterano Luciano Ramalho, que mexe e explora sistemas abertos há décadas, e encontrou no Arduino um pedaço da revolução. Clique aqui para mais detalhes.

O outro curso foca na revolução tridimensional: as impressoras 3D e a ideia de fabricar, produzir e testar tudo em casa, sem intermediários, e explorar suas ideias. Tiago Capatto, da Imprima 3D, contará detalhes do desafio da impressão 3D, mostrará os próximos passos da tecnologia e explicará como funciona e funcionará a revolução 3D. Saiba mais sobre o workshop clicando aqui.

E há mais em um futuro nada distante: novos cursos, como o “Prototype“, para crianças aguçarem o espírito de construção, molde e criação, serão divulgados em breve. Contamos com vocês para participarmos da próxima revolução. Juntos, iremos criar. [Makers]