O vídeo de uma ursa filhote desnorteada na traseira de uma picape ganhou as redes sociais nesta segunda-feira (12). O animal que vive em Düzce, na Turquia, havia consumido quantidades excessivas de mel louco – um tipo de alimento alucinógeno.
A ursa, que recebeu o nome de Balkız, foi resgatada e recebeu atendimento veterinário. De acordo com o o Ministério da Agricultura e Florestas do país, ela está bem e deve retornar à natureza em breve.
https://twitter.com/LukasAdams44/status/1557793093583360000
O que é o “mel louco”
O mel louco, também conhecido como deli bal, em turco, é proveniente da flor de rododendro. O que o torna venenoso é a toxina chamada graianotoxina, presente no pólen e néctar da planta.
A ingestão do mel pode causar efeitos drásticos tanto em humanos quanto em animais. Os sintomas vão desde alucinações e batimentos cardíacos mais lentos até a paralisia temporária e inconsciência. Vômitos, diarreia, náuseas e dores de cabeça também entram nessa lista. Os efeitos costumam sumir em até 24 horas sem intervenção médica.
O mel louco é produzido, principalmente, na Turquia e no Nepal. Nestes locais, ele costuma ser vendido como remédio, e não ingrediente culinário. Na teoria, o alimento melhora a hipertensão e também funciona como substituto do viagra.
Conseguir o composto não é tarefa fácil, já que os rododentros florescem em altas altitudes. Os coletores precisam enfrentar escaladas perigosas para recolher o mel, o que parece justificar o preço do produto. No site da empresa Deli Bal, por exemplo, é possível comprar 250g do alimento pelo valor de US$ 48 (equivalente a R$ 244).