Este prédio na China foi projetado para entregar o pôr do sol perfeito

A construção do prédio Sun Tower, da OPEN Architecture, em Yantai, na China, foi concluída em junho deste ano
sun tower china
Imagem: Reprodução/Open Architecture

A construção do prédio Sun Tower, da OPEN Architecture, em Yantai, na China, foi concluída em junho deste ano. O edifício de 50 metros de altura foi projetado para funcionar como um enorme relógio de sol e deve ser inaugurado em 2024.

A ideia da torre é ampliar a relação entre o homem e a natureza através da arquitetura e do design consciente. O edifício cultural irá oferecer programas acessíveis ao público em área industrial em expansão, como exposições, bibliotecas, áreas de meditação e teatros ao ar livre, por exemplo.

O escritório de arquitetura é conhecido por seus empreendimentos inspirados na natureza. Recentemente, a empresa também concluiu uma sala de concertos semelhante a uma rocha e uma galeria de arte em uma duna de areia.

Como é a Sun Tower?

A estrutura curvilínea do prédio é cortada pela luz do Sol de várias formas de acordo com a localização do astro. Nas diferentes estações do ano, o nascer e o pôr do sol serão vistas de tirar o fôlego no mirante, com o mar de plano de fundo.

De frente para o oceano, uma concha interna côncava da Torre do Sol funciona como um coletor de som, amplificando os sons do mar. Um espaço no teto permite que a água da chuva preencha uma pequena piscina por baixo no verão. No inverno, ela será utilizada como lareira.

Além disso, os tubos de luz ligados às perfurações redondas em seu exterior permitem a entrada de luz natural no prédio durante o dia, enquanto as janelas circulares dão passagem a uma luz agradável à noite. O prédio ainda incentiva o uso de ventilação natural, reduzido a dependência de ar condicionado durante o verão.

“Imediatamente, quando concebemos o projeto, queríamos fazer referência a antigos rituais humanos, honrando o sol, a lua e as estrelas e oferecendo um espaço para reflexão e contemplação”, disseram Li Hu e Huang Wenjing, sócios fundadores da Open Architecture (via Dezeen).

Interior da Sun Tower, na China. Imagem: Divulgação/Open Architecture

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas