Conheça os 3 novos astronautas que foram para a ISS

Nova tripulação da ISS inclui os astronautas Oleg Novitsky, Tracy Dyson e Marina Vasilevskaya -- a primeira bielorussa no espaço
Imagem: Andrey Shelepin/NASA

No último sábado (23), a espaçonave russa Soyuz MS-25 foi lançada para a ISS (Estação Espacial Internacional) de uma base em Baikonur, no Cazaquistão, com três novos astronautas: o russo Oleg Novitsky, a astronauta da Nasa Tracy Dyson e a primeira astronauta bielorrussa Marina Vasilevskaya.

O lançamento estava originalmente previsto para a última quinta-feira (21). Porém, ele teve que ser adiado devido a problemas técnicos em uma fonte de energia química.

Os três astronautas a bordo vão juntar-se à atual tripulação da estação, composta pelos astronautas da NASA Loral O’Hara, Matthew Dominick, Mike Barratt e Jeanette Epps, bem como pelos cosmonautas russos Oleg Kononenko, Nikolai Chub e Alexander Grebenkin.

A nave Soyuz atracou na ISS na madrugada de domingo (24). Aliás, a astronauta da NASA será a única a permanecer a bordo por cerca de 6 meses. Novitsky e Vasilevskaya ficarão no espaço por apenas 12 dias, somente até o início de abril.

Vale lembrar que os russos Kononenko e Chub estão na ISS desde setembro do ano passado, e devem retornar à Terra só daqui 6 meses —  ou seja, completando um ano em órbita.

Quem são os astronautas que estão indo para a ISS

Tracy Dyson, da NASA

Imagem: Bill Ingalls/NASA

Tracy Caldwell-Dyson tem 54 anos e é uma astronauta norte-americana especializada em química, física e comunicações de espaçonave.

Em 8 de agosto de 2007, subiu pela primeira vez ao espaço como integrante da missão STS-118, a bordo do aposentado ônibus espacial Endeavour. Ela executou trabalhos na ISS, permanecendo em órbita terrestre por treze dias.

Além disso, em 2 de abril de 2010, Tracy voltou ao espaço integrando a tripulação da nave russa Soyuz TMA-18. Teve uma permanência de seis meses a bordo da estação espacial como engenheira de voo e integrante das Expedições 23 e 24.

Tracy é a primeira astronauta norte-americana que nasceu depois do primeiro pouso na Lua realizado pela Apollo, em 11 em julho de 1969.

Marina Vasilevskaya, da Bielo-Rússia

Imagem: Bill Ingalls/NASA

Marina Vitalieuna Vaciliouskaia, de 33 anos, é uma comissária de bordo da Belavia Airlines na Bielo-Rússia. Ela se tornou a primeira mulher bielorrussa a entrar em órbita. Vaciliouskaia é instrutora de voo e ficará na ISS até o início de abril.

Oleg Novitskiy, da Roscosmos

Imagem: Bill Ingalls/NASA

Oleg Viktorovitch Novitski, de 52 anos, é um cosmonauta e tenente-coronel da Força Aérea Russa.

Integrando o corpo de cosmonautas da Roskosmos desde 2006, ele cumpriu o treinamento básico por três anos e foi ao espaço pela primeira vez em 23 de outubro de 2012. Ele estava no comando na nave Soyuz TMA-06M, para uma missão de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional.

Na ISS, ele integrou a tripulação das Expedições 33 e 34 do programa conjunto de habitação da estação entre a NASA e a Roskosmos. Retornando à Terra em 16 de março de 2013, assim, contabilizando 143 dias no espaço.

Além disso, realizou sua segunda missão em 2016, como comandante da Soyuz MS-03, lançada de Baikonur em 17 de novembro daquele ano. Isso o levou a outra missão de longa duração na ISS, integrando as Expedições 50 e 51; retornou à Terra depois de 196 dias no espaço. Ele também retornará em abril.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas