Sem a internet espalhando instantaneamente imagens para milhões de pessoas, era muito mais fácil manter os protótipos de videogames em segredo nos anos 1980. Naquela época, um punhado de fotos começou rumores sobre a possível existência de uma versão em miniatura do malfadado console Vectrex. Agora, isso não é mais um boato: o National Videogame Museum, em Frisco, Texas, conseguiu colocar as mãos no mítico protótipo e incluí-lo em sua coleção.

• Este clone do SNES roda todos os jogos do antigo console em alta definição
• Os consoles raros, bizarros e interessantes do Museu do Videogame Itinerante

O Vectrex fez parte do boom de videogames pós-Atari que teve quase todas as fabricantes de brinquedos tentando colocar um console no mercado, incluindo a Milton Bradley, que era mais conhecida por jogos de tabuleiro na época. O Vectrex poderia renderizar gráficos vetoriais em sua própria tela vertical (que usava a mesma tecnologia que os osciloscópios) para trazer jogos com qualidade de arcade para dentro de casa. Mas ele chegou com um preço alto, perto de US$ 500 em valores atualizados, e foi uma das muitas vítimas da bolha de videogames de 1983.

Mesmo com a tela embutida de 9 por 11 polegadas, o Vectrex não chegava a ser uma peça de hardware complicada. Seu controle até se encaixava na frente do console, de modo que tudo era muito fácil de carregar. Mas um artigo na edição de abril de 2003 da revista Edge revelou a suposta existência de um console Vectrex muito menor, do tamanho de uma caixa de sapatos, que um fã viu na mesa do presidente da empresa durante uma visita no início dos anos 1980.

Então, há oito anos, alguém que dizia ser filho de alguém que trabalhou na divisão de pesquisa e design da Milton Bradley compartilhou no Flickr fotos escaneadas, com aspecto envelhecido, do suposto Vectrex miniatura. Elas pareciam bastante reais, mas estavam longe de ser uma prova definitiva de que o console realmente existia, ou até mesmo que tinha passado das fases iniciais do projeto de mock-up.

Algumas semanas atrás, no entanto, a existência do console mini Vectrex foi confirmada pelo National Videogame Museum, que anunciou no Twitter ter conseguido levar o protótipo real para sua coleção. Para confirmar sua autenticidade, o museu até desmontou o protótipo e encontrou muitos circuitos iguais aos do Vectrex que chegou ao mercado. O museu até compartilhou um vídeo do mini Vectrex, que, surpreendentemente, ainda funciona muito bem.

Com uma alça de transporte integrada ao topo do console, a versão mini do Vectrex foi, sem dúvida, projetada para ser muito mais portátil do que o hardware original. Mas será que isso influenciou diretamente a criação do Nintendo Switch, ou mesmo o Game Boy, que chegou alguns anos depois da morte da Vectrex? O protótipo era um segredo bem protegido, mas é possível argumentar que os designers de hardware da indústria mudam de empresa para empresa, e os segredos, sem dúvida, são compartilhados.

Embora o mini Vectrex ainda exigisse que você levasse um cabo de alimentação onde quer que fosse, o meu eu criança teria adorado levar essa coisa em viagens, visitas à casa da vó ou, basicamente, para qualquer lugar que hoje levo meu Switch. Eu só ia precisar de uma tomada, claro.

[Twitter via Hackaday]