Segundo pesquisa do Conselho Nacional de Defesa de Recursos dos EUA, os estadunidenses gastam cerca de 1 bilhão de dólares por ano em energia para fazer funcionar seus consoles, o suficiente para alimentar toda a cidade de San Diego ao sul da Califórnia.

É um dado bastante assombroso, mas eu aposto que os dados de consumo de energia de coisas como geladeiras e máquinas de lavar são ainda piores. Qualquer utensílio que se preze consome bastante energia, mas isso não significa que nós devamos jogar fora todos eles.

Contudo, esse povo que deixa seus consoles ligados o tempo todo não está fazendo nenhum favor às suas contas de luz. Considerando que o Xbox 360 consome 119 watts no modo ativo e o PS3 consome 150 watts, desligar esses sistemas quando você não está jogando é uma jogada óbvia. Mas aparentemente um monte de gente simplesmente os deixa ligados o tempo todo, o que nos leva a uma questão extremamente básica: por quê? Os dois sistemas são dotados de mecanismos que desligam automaticamente depois de certo tempo ocioso, coisa bastante simples de se ativar se você for preguiçoso demais para desligar o console quando cansa de jogar. [NRDC via EcoGeek]