_Dicas

Como converter palavras escritas à mão em texto digital usando o Google Lens

Na última atualização do Google Lens, o aplicativo ganhou um recurso que permite converter palavras escritas à mão em texto digital.

Google Lens identificando texto

Crédito: Google

Um dos aplicativos mais interessantes do Google é o Lens, disponível para Android e iOS. Ele utiliza inteligência artificial para fazer leituras a partir da câmera do smartphone e traduzir textos, identificar plantas e te dizer quem é o autor de uma obra de arte, só para citar alguns exemplos. Na última atualização, o aplicativo ganhou um recurso que permite converter palavras escritas à mão em texto digital.

O funcionamento do recurso é muito simples e, neste passo a passo, iremos mostrar como fazer. O recurso também funciona para copiar trechos de livros ou jornais impressos que você queira transformar em texto editável no computador, em vez de digitá-lo manualmente.

O primeiro passo é baixar o aplicativo do Google Lens em seu Android ou iOS e se certificar que você tem o Google Chrome no computador e que ele está logado na sua conta, com a sincronização ativa. Depois disso é só:

  1. Abrir o Google Lens;
  2. Apertar sobre o ícone “Texto” na parte inferior, ele se parece com uma página;
  3. Apontar para o texto que quer copiar e tirar uma foto;
  4. O app irá destacar o texto automaticamente, se faltar alguma parte faça isso manualmente;
  5. Depois de selecionado, você pode escolher entre copiar o texto no próprio smartphone e colar ou mandar ele pro computador;
  6. Se escolher o computador, aparecerá uma lista com os dispositivos sincronizados;
  7. Uma vez que tenha selecionado para qual computador copiar, verá uma notificação no seu PC indicando que o texto está lá;
  8. Depois, é só colar onde preferir – como um processador de texto como o Google Docs ou Microsoft Word.



Pronto! Agora você já sabe como pode copiar um texto escrito à mão para o seu computador ou smartphone.

Sair da versão mobile