A Cortana vai ganhar algumas novas funções bem interessantes no Windows 10. Assim que ela percebe que você está indo para algum lugar — digamos, para um filme cujo ingresso você comprou online –, ela pode sugerir uma viagem de carro do Uber.

Precisa encontrar um atalho de teclado? Peça ajuda a ela. Ela pode até mesmo sugerir cupons de desconto quando você está fazendo compras com o novo navegador da Microsoft, o Edge.

E como explicamos antes, a assistente de voz também pode executar comandos em apps de terceiros: por exemplo, ao dizer “Iniciar uma conversa com Fulano no Viber”, a Cortana abre a janela de bate-papo.

Confira abaixo imagens destas novidades da Cortana e de uma nova interface mais escura:

Além disso, haverá em breve uma versão masculina da Cortana. Na conferência Build, o diretor de engenharia Michael Calcagano disse ao Gizmodo que a equipe decidiu dar aos usuários mais escolhas de personalidade para a assistente por voz do Windows e Windows Phone, e uma delas será masculina. “Se você quer um cara, nós vamos fazer um”, ele contou.

“Ainda vai se chamar Cortana, mesmo sendo homem? Não sei. Cortano?”, brincou.

1232543047983091855

Esta não seria a primeira nova personalidade para a Cortana, entretanto. Ela é conhecida como Xiao Na na China, onde se parece mais com uma bolota amarela com olhinhos.

Calcagano não deu um prazo para a versão masculina da Cortana. Siri e Google Now já têm vozes masculinas para o usuário escolher.