Cortana, da Microsoft, pode combinar as melhores partes da Siri e Google Now

A Microsoft está prestes a colocar uma assistente digital no Windows Phone, e a espera pode valer a pena. Fontes próximas ao projeto revelam ao The Verge mais detalhes sobre a “Cortana”, que pode trazer o melhor da Siri e do Google Now. De acordo com fontes anônimas, a Cortana – sim, de Halo – vai […]

A Microsoft está prestes a colocar uma assistente digital no Windows Phone, e a espera pode valer a pena. Fontes próximas ao projeto revelam ao The Verge mais detalhes sobre a “Cortana”, que pode trazer o melhor da Siri e do Google Now.

De acordo com fontes anônimas, a Cortana – sim, de Halo – vai estrear no Windows Phone 8.1 como uma completa substituta à atual busca do Bing. Ela será acessada pelo botão de lupa (que fica ao lado do botão Windows), e obterá seus dados do Bing, Foursquare e outros serviços para fazer alguns truques semelhantes ao Google Now.

Ela também terá um pouco de personalidade, incluindo recursos como animações que falam, e até mesmo respostas emocionais a algumas buscas. Com o tempo, a Cortana supostamente irá aprender sobre você apenas observando como você usa o seu celular, notando seus interesses, onde você mora, onde você trabalha e mais – assim como o Google Now, porém com um rosto.

Para quem quer maior controle sobre o que a Cortana faz com seus dados, haverá opções para você decidir o que ela fica sabendo. O Verge diz que a Cortana terá um recurso de “caderno”, no qual usuários podem alterar individualmente opções como dados de localização, informações pessoais e informações de contatos.

Outras funções incluem um modo “não perturbe” e lembretes com base em frases em e-mails recebidos. Ela é como um Voltron de coisas que já são bem impressionantes.

Se a Microsoft fizer uma mistura verdadeiramente hábil da personalidade da Siri com a onipresença do Google Now, ela poderia ser um avanço em relação à concorrência.

E mesmo que a Cortana seja uma função apenas do Windows Phone, é fácil ver como ela poderia mudar como usamos computadores se ela chegar ao Windows, ou como poderia transformar o Xbox One no lendário computador de Star Trek que o Google tenta recriar desde seu primeiro dia. Ela poderia ajudar a colocar muito mais “serviço” na Microsoft, que quer ser uma empresa de dispositivos e serviços.

Saberemos se a Cortana funciona bem quando ela for anunciada, provavelmente em abril, na conferência BUILD da Microsoft. Mas já estamos ansiosos para conhecê-la. [The Verge]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas