Onde Assistir

Costa do Marfim x Nigéria: onde assistir à final da Copa Africana

Os Elefantes e as Águias Verdes se reencontram na grande final da Copa Africana de Nações. Veja onde vai passar!
Imagem: CAF/Reprodução

Nigéria e Costa do Marfim fazem a grande final da Copa Africana de Nações 2023 este domingo (11), no estádio Olímpico de Ebimpé, em Abidjã (Costa do Margim). Esse será uma revanche dos donos da casa, já que ambas as equipes estiveram no mesmo grupo na primeira fase. Veja a seguir onde assistir a Nigéria x Costa do Marfim ao vivo.

Como chegam os times

Apesar de ter tradição e de jogar em casa, a Costa do Marfim fez uma primeira fase terrível. Na estreia, venceu a Guiné-Bissau por 2 a 0, mas depois perdeu para a Nigéria por 1 a 0 e foi goleada pela Guiné Equatorial por 4 a 0. Mas, mesmo assim, conseguiu passar para a fase final como quarto melhor terceiro colocado.

Só que antes da fase final, a Federação Marfinense de Futebol surpreendeu ao demitir o técnico Jean-Louis Gasset e colocar no lugar o interino Emerse Faé. A mudança deu certo: nas oitavas de final, os anfitriões derrotaram o favorito Senegal nos pênaltis. Já nas quartas de final, a equipe superou o Mali por 2 a 1 na prorrogação. E, nas semifinais, bateu a República Democrática do Congo por 1 a 0 — dessa vez, no tempo normal.

Já a Nigéria estreou empatando com a Guiné Equatorial por 1 a 1. Depois venceu os donos da casa por 1 a 0 e encerrou a primeira fase vencendo a Guiné-Bissau por 1 a 0. Avançou como segundo colocado do grupo.

Nas oitavas de final, as Águias Verdes bateram o Camarões por 2 a 0. Depois, nas quartas, superaram a Angola por 1 a 0.

Então, nas semifinais, a Nigéria vencia a África do Sul por 1 a 0 até os últimos minutos da partida. Pressionados, os nigerianos armaram um contra-ataque e marcaram o segundo gol, com Victor Osimhen. Porém, o juiz consultou o VAR, viu um pênalti a favor dos sul-africanos no começo da jogada e anulou o gol. Teboho Mokoena cobrou e empatou o jogo em 1 a 1.

A partida seguiu empatada na prorrogação e a decisão foi para as penalidades. Foi então que o goleiro nigeriano Stanley Nwabali brilhou, pegando duas cobranças e classificando os nigerianos para a sua primeira final após 11 anos.

Enquanto isso, a Costa do Marfim volta a uma decisão após o título da Copa Africana de Nações de 2015. Caso vença a final, pode ser a primeira vez desde 2006 que o país-sede é campeão. O Egito foi o último a conseguir esse feito.

Onde assistir a Nigéria x Costa do Marfim

A final entre Costa do Marfim e Nigéria no estádio Olímpico de Ebimpé começa às 17h, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo de Band (TV aberta), BandSports (TV fechada) e canal Esporte na Band (YouTube).

Assine a newsletter do Gizmodo

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas