Recentemente visto em um registro na FCC, o agora revelado Creative Zii EGG conta com a arquitetura flexível StemCell e é basicamente um iPod Touch de código aberto.

Enviado a desenvolvedores como parte de um SDK de US$ 399 (unidades finais poderão ser distribuídas em massa por US$ 199), o Zii EGG é um “computador handheld” que pode rodar Android e é como um iPod Touch com mais funções.

Você navega por meio de uma tela multitouch (dez pontos) capacitiva de 3,5” e 320 x 480, a partir da qual é possível acessar recursos como câmera de vídeo HD nas costas do aparelho, câmera VGA frontal para chat, armazenamento integrado de 32 GB com expansão via cartão SDHC, suporte a Flash Lite, GPS, Wi-Fi e saída de vídeo em 1080p – sim, ele é poderoso o suficiente para isso.

A opção de rodar o sistema operacional Android (a empresa oferece o seu próprio OS, o Plaszma, mas isso não parece tão empolgante) faz com o que o aparelho se pareça muito com um smartphone sem telefone. E todo dia eu me surpreendo com o fato de que as pessoas ainda compram iPods grandes que não fazem chamadas telefônicas.

[ZiiLabs via GeekyGadgets]