Tecnologia

Crescimento da IA deve dobrar a demanda por eletricidade até 2026

Data centers já representam 2% do consumo global de energia elétrica. Em 2026, consumo será equivalente ao da Alemanha
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Agência Internacional de Energia (IAE) publicou um relatório, na quarta-feira (24), alertando sobre o crescimento na demanda por eletricidade que a IA desencadeou.

Em 2026, o consumo de energia dos data centers, que são fundamentais para as operações de IA, pode dobrar, de acordo com o relatório.

Esse aumento considerável acontece pela grande demanda de energia por “tecnologias sofisticadas de IA, como o ChatGPT”. Além disso, a mineração de criptomoedas é outro fator que contribui para o aumento do consumo de energia por data centers.

Atualmente, os data centers representam 2% do consumo global de energia elétrica, com cerca de 460 TWh (Terawatts por hora) em 2022. Mas, em 2026, esse numero vai saltar para 1.050 TWh. Assim, o consumo de energia de data centers, sobretudo aqueles que trabalham com IA, será equivalente ao consumo total de um país como a Alemanha.

O consumo de energia especificamente para tecnologias IA pode ser dez vezes maior em 2026, conforme o relatório.

A demanda dos data centers por eletricidade vão corresponder a 6% do consumo de energia dos EUA, que possuem um terço dos data centers do mundo, em 2026.

Portanto, embora sejam cruciais para o progresso tecnológico, os data centers apresentam desafios para o meio ambiente e para a infraestrutura mundial. Por exemplo, lugares como Londres e o estado do Texas já sofrem como problemas de desenvolvimento imobiliário e quedas na rede elétrica devido ao aumento no consumo de energia de data centers.

Essa situação de aumento no consumo de energia devido à IA se desenrola simultaneamente a um aumento geral no consumo global. O relatório aponta que a taxa de crescimento anual no consumo entre 2024 e 2026 será de 3,6%. A tendência será mais evidente em países que passam por um crescimento de sua indústria digital, como Índia e China.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas