Não é só no Brasil que existem trotes universitários. Nesta segunda-feira (20), na Universidade de St Andrews, na Escócia, no Reino Unido, milhares de estudantes se reuniram para uma enorme guerra de espuma de barbear.
A estranha brincadeira anual conhecida como “Raisin Monday” (“Segunda-feira das Passas”, em tradução livre), faz parte do fim de semana de eventos “Raisin Weekend” (“Fim de semana das Passas”, em português). Essa é a forma de os estudantes receberem os novos colegas no início do ano letivo, no segundo semestre.
Fundada em 1413, a universidade mais antiga do país mantém a tradição há séculos. O nome vem da prática antiga de os calouros presentearem os veteranos com meio quilo de passas para agradecer pela recepção. Hoje, entretanto, é mais comum que os alunos recebam garrafas de vinho, segundo o jornal escocês The National.
Como parte da tradição, os alunos mais velhos “adotam” os recém-chegados — chamados de “crianças” — a quem oferecem mentoria e formam “famílias” acadêmicas. Assim, durante o final de semana, as “crianças” se fantasiam e participam de brincadeiras na instituição. Além disso, ano passado, os participantes também arrecadaram doações para o Storehouse Foodbank em St Andrews.
Príncipe William e Kate Middleton são ex-alunos da Universidade de St Andrews
Em 2001, circularam nos jornais supostas imagens do Príncipe William, um dos ex-alunos da universidade, na luta de espuma. Porém, elas foram desmentidas por um porta-voz.
O príncipe conheceu a Princesa de Gales, Kate Middleton, enquanto estudava na instituição. Em seu primeiro ano na faculdade, ela participou da celebração, na qual chegou a se vestir como um bebê e usar um babador, o que foi registrado por fotos, de acordo com o Scottish Daily Express.
O sétimo episódio da sexta temporada de “The Crown”, da Netflix, retrata o romance real entre os dois na época.
Assista a um trecho do trote de guerra de espuma na universidade escocesa abaixo: