Tecnologia

“Dar um Apple”: serviço de busca rival ao Google pode chegar ao iPhone

O desenvolvimento do mecanismo de busca da Apple, de codinome “Pegasus”, está sendo liderado por um executivo ex-Google e pode chegar em breve
Imagem: Unsplash/Reprodução

Seguindo com seu plano para diminuir a dependência de produtos de terceiros, a Apple está preparando o lançamento de sua nova ferramenta de pesquisa que deve rivalizar com o mecanismo de busca do Google — que tem sido padrão dos iPhones há mais de dez anos.

Segundo o portal CNET, o Google paga cifras entre US$ 8 bilhões e US$ 12 bilhões todos os anos para manter o acordo de pé, mas segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, esta longa parceria pode acabar em breve com uma nova ferramenta da “maçã”.

De codinome “Pegasus” o mecanismo de busca está sendo desenvolvido por uma equipe supervisionada por John Giannandrea, vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e IA da Apple. O executivo também tem desepenhou a mesma função no Google.

Segundo Gurman a tecnologia é capaz de apresentar resultados de busca com maior previsão e já está presente em alguns aplicativos da empresa. O colunista acredita que um aplicativo dedicado pode ser lançado na loja virtual da App Store em breve.

Nos últimos anos a Apple vem trabalhando em melhorias no Spotlight, seu mecanismo próprio de busca, mas ele ainda está longe de ser tão potente quanto o concorrente da Alphabet. No entanto, a plataforma conta com um negócio consolidado de anúncios e veiculação de publicidade na App Store e Apple News que poderia viabilizar o lançamento de uma plataforma própria de pesquisa.

Google enfrenta processo antitruste

A Alphabet enfrenta um processo antitruste movido pelo governo dos Estados Unidos. A gigante da tecnologia é acusada de usar seu poderio financeiro para monopolizar o segmento de busca e sufocar os concorrentes. Um dos principais argumentos do Departamento de Justiça é justamente o acordo bilionário com a Apple para garantir que o Google seja o mecanismo padrão dos dispositivos.

O julgamento começou neste mês e, caso seja derrotado, o Google terá que dividir sua parcela de mercado com outros provedores de ferramentas de pesquisas. Isso pode favorecer, principalmente, empresas pequenas que não têm condições de competir financeiramente com a gigante.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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