Entre as tecnologias lançadas no último sábado (24) pela montadora chinesa Nio está o carregador ultrarrápido de 500 kW, um dispositivo promete revolucionar a indústria de carros elétricos. Segundo a companhia, o supercarregador é capaz de carregar os carros da marca de 0% a 80% em apenas 12 minutos.
O CEO, William Li, anunciou que outras montadoras poderão usar a tecnologia, assim como já ocorre com outros produtos da empresa.
Há grande expectativa sobre o dispositivo, visto que uma das principais barreiras do carregamento rápido em carros elétricos é o superaquecimento.
Para driblar este problema, os carregadores da Nio utilizam um sistema de resfriamento líquido. Isso, além de melhorar o controle de temperatura, deixa o cabo para carregamento mais leve e fácil de manusear.
Outras inovações
Além do carregador, a empresa também é referência mundial na tecnologia de trocas de bateria de carros elétricos. As trocas são realizadas nas Power Swaps, estações de troca onde o motorista pode substituir o equipamento antigo por um novo em cinco minutos.
Durante o evento em que apresentou seu carregador ultrarrápido, a empresa também lançou a terceira geração de suas estações de troca, que apresentam tecnologia mais moderna e podem realizar todo o processo de substituição de bateria até 20% mais rápido do que as tecnologias anteriores.
Mesmo sem o suporte para trocar de bateria sozinho, carros de outras marcas como a Tesla, por exemplo, podem utilizar as Power Swaps da empresa.
A Nio já possui mais de 1.000 estações na China e este ano chegou à Europa, instalando alguns postos na Noruega, o país com mais veículos elétricos do mundo.