Cultura

De atriz mirim com Gugu até “S.W.A.T.”, Aryè Campos exclusivo: “Foi como começar do zero”

Atriz mirim nos anos 90, fez fama com Gugu e Silvio Santos. Agora tem carreira internacional nos EUA e estrela "Dois É Demais em Orlando". Confira a entrevista dela ao Giz Brasil!
Imagem: Divulgação

Se você assistia TV aberta nos anos 1990, vai se lembrar dela! Atriz mirim na infância, Aryè Campos fez fama nos programas de Gugu e Silvio Santos, ainda com o nome de Ashley Rapini, no quadro “Hot Hot Hot”. Agora vivendo nos Estados Unidos, com uma carreira internacional, ela está em cartaz nos cinemas brasileiros com a comédia “Dois É Demais em Orlando”, que estreia nesta quinta-feira (28).

O Giz Brasil conversou com exclusividade com Aryè para saber mais sobre seu trabalho no Brasil e no exterior. Confira abaixo:

“Dois É Demais em Orlando”, do diretor Rodrigo Vanderput, de “Porta dos Fundos”, conta a história de João (Eduardo Sterblitch), um homem que realiza seu sonho de infância: ir para um parque temático em Orlando. Mas para isso, precisa levar o filho do seu chefe junto, gerando situações hilárias.

O filme foi gravado em Orlando, nos parques da Universal, com cenas no Rio de Janeiro. A produção marca a primeira vez de Aryè atuando no cinema do Brasil, no papel de Sabrina.

Mudança para os EUA e reconhecimento como latina

Antes mesmo da nova comédia, o estado da Flórida já tinha sua importância na vida de Aryè: ela se mudou para lá com sua família ainda criança. Foi somente após dez anos no estado que decidiu se mudar para Los Angeles, para dar continuidade ao sonho de ser atriz.

O começo, segundo ela, não foi fácil — mesmo com sua bagagem na TV brasileira. “É como se fosse começar do zero, né?”, disse. “Uma das primeiras dificuldades foi entender o que eu tinha que ser como atriz, como que eu tinha que me aprimorar pra realmente ser competitiva no mercado daqui. E também entender como o mercado funciona, porque realmente é muito diferente do Brasil, é muito diferente da Flórida, é tudo diferente”, contou.

Entre as principais diferenças, ela citou o sigilo por trás das produções brasileiras. “Você não tem ideia do que é a série, do que que é o personagem, se é grande, se é pequeno, se vai ter um episódio, se vai ter dez…”, mencionou. “O jeito que a produção funciona no Brasil é um pouquinho diferente também. O Brasil ainda está se achando no jeito de organizar, porque eles são muito acostumados a gravar novela”.

Foi consultora financeira

Durante nove anos, ela trabalhou como consultora financeira, até conseguir viver somente da arte. A mudança de nome, aliás, foi uma forma de desvincular sua personalidade artística com seu trabalho nas finanças. Aryè veio de seu falecido pai, Ari, enquanto o sobrenome é de seu marido, Campos.

Além disso, a atriz também conta que a mudança ajuda a “escancarar” sua latinidade para Hollywood. “Eu ficava muito chateada que ninguém me via como latina. Eu queria muito representar o Brasil, representar o que eu sou”, justificou.

A mudança funcionou. Com o incentivo de sua mãe, Aryé enviou uma mensagem no Facebook para Jayme Monjardim, com quem trabalhou na infância. Um tempo depois, ela recebeu um convite do diretor para interpretar Tina na série “Passaporte para Liberdade” (2021), estrelada por Sophie Charlotte.

O papel era seu único como uma mulher latina — e brasileira — até hoje, com a estreia de “Dois É Demais em Orlando”. Em 2023, Aryè estrelou outra minissérie da Globo, “Rio Connection” (2023), na qual interpreta a policial americana Amanda Singleton.

“Nem o Brasil me coloca como brasileira”, brincou. “Até hoje, por mais que eu faça vários testes de [personagem] latina, ainda têm essa mentalidade que loira de olhos azuis e de pele branca não pode ser latina, né? Então é uma briga que eu ainda brigando. Mas o ‘Passaporte’ deu essa entrada pra mim”, disse, acrescentando que tingiu o cabelo para castanho escuro para viver Tina.

Trabalho de Aryè no Brasil e contato com o país nas redes

Após cerca de 20 anos longe da TV brasileira, Aryè admitiu não conhecer algumas das estrelas nacionais da nova geração, como a colega de “Rio Connection” Marina Ruy Barbosa.

“Do Rio Connection, a única pessoa que eu conhecia era a Renata Sorrah, porque a Renata Sorrah é da minha época, né? E do ‘Passaporte’, eu conhecia, eu lembrava do Tarcísio Filho, porque eu conhecia o pai dele. Ele tem a cara do pai, né?”, lembrou. “Eu tive vergonha de falar, mas tem muita gente que não conhecia”.

Mesmo assim, a atriz conta que se tornou amiga de alguns membros do elenco das últimas produções, como de Sophie Charlotte. “A gente tem ainda um grupinho, que todo mundo se fala… O ‘Passaporte’ também tem um grupo no WhatsApp, então a gente está sempre comunicando um com o outro”, disse.

Hoje, com novos papéis no Brasil, a atriz se surpreende com o reconhecimento do público nas redes sociais. “Tem sim muita gente que às vezes me contata e lembra do Silvio Santos, lembra da propaganda do Bubbaloo, da Sadia, e eu acho isso muito interessante. E ao mesmo tempo tem uma adição nova, né? Quem tá agora, pela primeira vez, conhecendo meu trabalho.

Publicidade e colegas de elenco de peso

Mesmo com muita experiência em publicidade, ela conta que não pretende investir na carreira de influenciadora digital. Fluente em inglês e espanhol, a brasileira já fez campanhas na Coreia do Sul e na Espanha, por exemplo. Agora, ela está aprendendo italiano para expandir ainda mais a carreira.

“Se o meu trabalho de atriz trouxer uma audiência para o meu social media, para o meu Instagram, não sou contra fazer parcerias. Eu acho que seria legal, mas eu queria uma coisa mais orgânica. […] Eu queria ser mais conhecida pelo meu trabalho de atriz, que traga uma audiência para o meu Instagram e por isso trabalhar com companhias que eu acredito no produto, que eu acredito no que eles fazem”, explica.

Em um desses trabalhos de publicidade, ela foi dirigida pela atriz e diretora Elizabeth Banks, de “As Panteras” (2019) e “A Escolha Perfeita”.

“Ela foi muito legal, cara!”, elogiou. “E a campanha era de uma calcinha, mas era uma comédia, e ela é conhecida por comédia, né? Então, foi bem interessante porque ela dava umas dicas de como fazer a cena bem engraçada. E a gente conversou bastante”.

Participação em “S.W.A.T.” e projetos futuros de Aryè

Nos EUA, Aryè também já trabalhou com Jessica Alba e Gabrielle Union, em um episódio do drama “L.A.’s Finest”. Da experiência, ela destaca, além da simpatia da atriz de “Quarteto Fantástico”, a experiência positiva para as mães no set de filmagem.

“Na época, ela [Jessica] e a Gabrielle Union estavam com recém-nascidos. Eu achei bem interessante ver esse lado da maternidade, como certas produções abrem as portas para isso, eles tinham lá dentro da produção um daycare, não só para elas duas, mas para qualquer pessoa da produção que tinha crianças”, contou.

Apesar do destaque recente no mercado brasileiro, Aryè ainda tem novos projetos nos EUA, como uma participação na série policial “S.W.A.T.”, que está chegando ao fim. No sexto episódio da sétima temporada, ela interpreta a presidiária Diana Madden, que escapa quando uma van de transporte entre prisões sofre um acidente. “É um episódio bem marcante, um personagem bem diferente de qualquer outra coisa que eu fiz, vai ser bem interessante”, antecipou.

Agora, após diversos filmes de suspense, como “Vingando a Morte”, do canal Lifetime, Aryè revela que faz aulas de stunts (acrobacias) para luta e quer se arriscar mais nos gêneros de ação e comédia romântica, bem como na produção dos próprios filmes. Mas, como toda atriz brasileira, ainda gostaria de fazer novela.

“É uma coisa que eu sempre penso, porque, claro, eu cresci assistindo novela, né? […] Nunca falei nunca, porque a gente nunca sabe. Um papel muito legal, uma direção muito legal, a gente tenta fazer acontecer. Mas são coisas que eu tenho que pensar direitinho, que eu tenho que avaliar com a minha vida aqui, o que vale a pena, o que não vale. Mas eu sempre penso no projeto. Se o projeto é interessante, se o papel é interessante, tem sempre uma conversa para ter”, finaliza.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas