De Musk para Musk: SpaceX contrata maior pacote de anúncios no Twitter

A SpaceX vai investir pesado no Twitter para divulgar a Starlink na Austrália e Espanha. Todas as companhias pertencem ao bilionário sul-africano
Elon Musk quer cobrar assinatura do Twitter/X de todos os usuários
Imagem: JD Lasica/Flickr/Reprodução

A empresa de turismo espacial SpaceX, do bilionário Elon Musk, contratou um dos maiores pacotes de publicidade do Twitter, rede que o empresário comprou no final de outubro. 

A campanha de anúncios deve promover o serviço de internet via satélite Starlink na Austrália e, depois, na Espanha, segundo um relatório ao qual a emissora CNBC teve acesso. 

Os anúncios contratados devem deixar a marca no topo do feed do Twitter para todos os usuários por um dia inteiro. Geralmente, quem contrata esse tipo de publicidade desembolsa mais de US$ 250 mil – R$ 1,3 bilhão no câmbio atual. 

Nos documentos vazados, consta que a SpaceX gastou pelo menos US$ 160 mil na campanha com o Twitter – até agora. Na segunda-feira (14), horas depois da publicação da reportagem, Musk tuitou que comprou um pequeno (e não grande) pacote de anúncios. 

Segundo ele, o objetivo é “testar a eficácia” da publicidade do Twitter na Austrália e Espanha. “Fiz o mesmo para Facebook, Instagram e Google”, escreveu. 

Independente dos objetivos de Musk, a aquisição do pacote de anúncios para a Starlink dá um pequeno indício dos rumos do Twitter sob o comando do bilionário. À frente da rede, Musk quer gerar mais receita com assinantes e não depender só da publicidade. 

Não é por acaso. Depois que o bilionário comprou o Twitter e começou um vem e vai de mudanças, grandes anunciantes como General Motors, Audi, Pfizer e United Airlines interromperam seus gastos com anúncios na plataforma.

Antes da compra, 90% da receita do Twitter vinha de publicidade. Agora, Musk quer vender o selo de verificado (o que já rendeu muitos problemas) e incentivar o pacote de assinatura Blue

Na semana passada, Musk disse aos funcionários que decretar a falência da plataforma “não está fora de questão”. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas