Tecnologia

De volta a 1980: youtuber passa uma semana usando tecnologia retrô

No melhor estilo “De Volta para o Futuro”, Liam Thompson mostra em vídeo como funcionavam as tecnologias retrô de 40 anos atrás
Imagem: Liam Thompson/YouTube/Reprodução

Já imaginou como seria usar tecnologia retrô nos dias atuais? Em um estilo “De Volta para o Futuro”, o youtuber Liam Thompson passou uma semana utilizando apenas aparelhos da década de 1980, como o Walkman, o computador Macintosh SE e um telefone móvel da Motorola “tijolão”.

O influenciador neozelandês gravou o vídeo em fitas cassete no formato de oito milímetros, criado pela Sony em 1985. Chamada Video8, a fita magnética era bastante utilizada em filmadoras de mão na época para produzir vídeos amadores e competia diretamente com os produtos da JVC.

As inovações tecnológicas de 40 anos atrás

Nos primeiros dias do experimento, Thompson substituiu todos seus eletrônicos por aparelhos antigos, incluindo celular, computador e televisão. A maioria dos produtos adquiridos estava à venda em sites de usados na Internet, enquanto outros foram encontrados em lojas de antiguidades dos EUA.

Como celular, o youtuber usou o Motorola DynaTAC 8000x — o primeiro telefone móvel do mundo. Lançado em 1983, o aparelho demorava 10 horas para carregar, mas aguentava somente 30 minutos de chamadas de voz.

O telefone da Motorola, porém, funciona em redes analógicas que não existem mais. Ou seja, não dá para fazer ligações por ele. Para contornar o problema ao pedir comida por delivery, Thompson grudou um celular flip no aparelho antigo, burlando brevemente a regra de usar somente tecnologia retrô.

Liam Thompson usando o Motorola DynaTAC 8000x

(Imagem: Liam Thompson/YouTube/Reprodução)

Já como computador, o youtuber substituiu o MacBook por outro modelo da Apple: o Macintosh SE, de 1987. Na época, esse era um dos únicos computadores portáteis, já que outras máquinas eram bem maiores.

Seu sistema operacional é bastante simples, mas tem instalada uma versão do Microsoft Word. Em vez de somente editar documentos, o programa funciona como uma biblioteca de arquivos e softwares, podendo até mesmo rodar jogos e produzir desenhos, como o Paint.

Liam Thompson usando o Macintosh SE

(Imagem: Liam Thompson/YouTube/Reprodução)

Para ouvir música, a solução foi usar o clássico Walkman da Sony. O aparelho surgiu em 1979 como o primeiro reprodutor de mídias portátil da história. Aliás, foi por causa do Walkman que as fitas cassete se tornaram mais populares do que discos de vinil, na década de 1980.

Liam Thompson usando o Walkman, da Sony

(Imagem: Liam Thompson/YouTube/Reprodução)

No geral, Liam Thompson não teve muitos problemas ao usar as tecnologias retrô. Entretanto, o cenário mudou quando ele tentou assistir a um filme em uma televisão de tubo antiga fabricada pela Akai. Isso porque, ao inserir a fita VHS em um reprodutor, a TV começou a soltar fumaça.

Após o acidente, então, o youtuber trocou a televisão por um modelo da Sharp e conseguiu reproduzir o filme normalmente. A imagem não tinha muita qualidade, mas era ótima para os padrões da época.

Como seria um vídeo gravado em 2064?

Todos os aparelhos do vídeo de Thompson eram inovações incríveis há 40 anos. Hoje em dia, por outro lado, com o avanço da tecnologia, existem pessoas que nem sequer já viram uma fita cassete de perto.

Pensando nisso, talvez daqui a 40 anos outro criador de conteúdo possa publicar um vídeo parecido. Seria curioso saber como pessoas de 2064 reagiriam ao ver um Galaxy S24 Ultra, os serviços de streaming atuais e supercomputadores conectados em blockchain, por exemplo.

Assista ao vídeo de Liam Thompson na íntegra logo abaixo:

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas