Domingo foi um dia bem bizarro para se anunciar um novo notebook, mas o Dell Inspiron Mini 12 agora é oficialmente o netbook mais gigantesco do pedaço. Eu não fiquei tão empolgado assim que dei uma olhada nele há alguns meses, mas o Laptopmag ficou suficientemente impressionado com o seu hands on mais aprofundado ao compará-lo com o MacBook Air e com o Voodoo Envy – mas, você sabe: é 5mm mais grosso, tem mais portas e, você sabe, é 1000 dólares mais barato, custando apenas 599 dólares.

Debaixo da tampa ele é um netbook padrão – 1,6GHz Atom (apesar do processador de próxima geração ser mais eficiente no consumo de energia e permitir que ele dure até 3 horas com uma bateria de 3 células), disco rígido diminuto de 40, 60 ou 80GB, não muita RAM – apesar de vir com um teclado completo e uma tela de 12” com 1280×800 pixels. Infelizmente, ele só vem com o Vista no lançamento (o que também é estranho por ser lançado só no Japão no início). Como o Vista historicamente é um lixo rodando nestas coisas, segurar as pontas até saírem as variantes rodando XP e Ubuntu lá pra fim de novembro ou dezembro talvez seja mais prudente.

Dito isto, o Mini 12 é definitivamente um interessante experimentozinho da Dell – um amálgama mutante de netbook e notebook que pode acertar de agora em diante algum ponto desconhecido , ou simplesmente ser muuuuito atraente para alguns dado o atual clima econômico. Press release completo aqui. [BusinessWire, Laptop]