Tecnologia

Demissões em massa ameaçam lançamentos de games em 2024

Cortes ocorridos ao longo de 2023 podem afetar lançamentos já a partir deste ano

Embora 2023 tenha sido um ano bastante movimentado na indústria dos games, com vários lançamentos que, certamente marcaram época no segmento, como é o caso de  “Alan Wake 2” e “Baldur’s Gate 3”, por exemplo, os profissionais que atuam no setor não estiveram tão confortáveis.

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Ao longo do ano passado, cerca de 6.500 empregos em estúdios bastante relevantes foram extintos. O dado foi revelado em um levantamento encomendado pelos organizadores da Game Developers Conference, que ouviu 3.000 profissionais de grande e pequeno porte.

Mesmo com uma série de lançamentos de alto nível, o período não foi muito bom para os profissionais que atuam na área. Os números divulgados revelam que cerca de um terço dos trabalhadores do setor acabaram desligados de seus respectivos cargos.

A maior parte das demissões, 22%, ocorreu em equipes de controle de qualidade, diretamente responsáveis por realizarem testes que avaliam o nível dos projetos em desenvolvimento, portanto, uma classe essencial para manter o nível de excelência de grandes produções.

Trabalhadores de setores administrativos, principalmente de áreas ligadas ao gerenciamento financeiro, também acabaram afetados. Além disso, mais da metade dos entrevistados expressaram preocupação com a possibilidade de serem demitidos ao longo de 2024.

Esse temor se dá em razão de os desligamentos não seguirem mais o padrão dos últimos anos: com cortes após o lançamento de projetos. Agora, os cortes são completamente imprevisíveis e não tem como saber em quais áreas ou quando podem ocorrer.

Só nestes primeiros meses de 2024, cerca de 3 mil trabalhadores do setor foram demitidos de seus respectivos estúdios. Essa instabilidade no segmento tem encorajado cada vez mais trabalhadores a apoiar organizações sindicais. Cerca de 57% dos entrevistados no estudo apoiam a sindicalização, um percentual 4% maior do que a pesquisa realizada no ano passado.

Além das demissões, o ambiente de trabalho tóxico e o crescente uso de ferramentas de inteligência artificial são algumas das queixas recorrentes de desenvolvedores de games que pensam em se juntar a associações de trabalhadores.

É possível que as demissões, principalmente nos departamentos de qualidade, sejam sentidas nos próximos meses e anos em títulos, que estão em desenvolvimento.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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