Demissões em massa na Meta: por que Zuckerberg cortou mais de 11 mil funcionários?

Dispensas correspondem a 13% de toda a força de trabalho da empresa. Gigante da tecnologia também vai congelar a contratações até o primeiro trimestre de 2023
Meta prepara rede social de textos para concorrer com Twitter
Imagem: YouTube/Reprodução

O CEO da Meta Platforms, Mark Zuckerberg, anunciou a demissão de 11 mil funcionários, o que corresponde a 13% de toda a força de trabalho da empresa. De acordo com o chefão da empresa, os desligamentos aconteceram por conta do desempenho financeiro abaixo do esperado.

whatsapp invite banner

Os prejuízos apresentados pela divisão Reality Labs, responsável pelo desenvolvimento do metaverso, em 2021 e 2022 já somam quase US$ 20 bilhões. Esses números são extremamente preocupantes, principalmente, levando em consideração que o metaverso é a grande aposta da empresa para o futuro.

Zuckerberg assumiu a responsabilidade pelos resultados ruins da empresa. Em comunicado enviado aos funcionários da gigante da tecnologia, o CEO declarou: “Eu errei e assumo a responsabilidade”. Neste ano as ações da empresa já caíram mais de dois terços e administração busca diminuir os impactos negativos e retomar os bons indicadores da companhia.

A agência Reuters revelou que os objetivos da Meta são: diminuir gastos e evitar a contratação de novos colaboradores ao menos até o primeiro trimestre de 2023. No terceiro trimestre a empresa teve um lucro 52% menor do que no mesmo período do ano passado. O dado é mais um motivo para manter o sinal de alerta ligado nas dependências da big tech.

A Meta não foi a única empresa a realizar demissões e massa nos últimos dias. O Twitter de Elon Musk demitiu cerca de 50% dos funcionários na última sexta-feira sob a justificativa de equilíbrio de contas. Alguns dos colaboradores desligados foram demitidos por engano e convidados a retornar aos seus antigos postos de trabalho.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas