Sempre que acontece um acidente aéreo trágico, uma das primeiras coisas que os investigadores procuram é a tal da caixa preta da aeronave. O que exatamente faz a caixa preta e o que tem dentro dela? O What’s Inside deu uma olhada nisso ao cortar uma caixa preta (que não é preta) na metade.

>>> EUA planejam verificar contas de redes sociais de quem tenta entrar no país

A caixa preta pode aguentar temperaturas de até 1.000 graus Celsius e tolerar forças de até 3400 G. Então ela é, basicamente, indestrutível.

O propósito da caixa preta, ou do registro de dados de voo, é manter um registro de todos as informações importantes do voo e do avião (caminho de voo, velocidade, altitude, sensores, etc), armazenar o áudio das conversas entre os pilotos e a comunicação via rádio entre o avião e o controle de tráfego aéreo, e basicamente manter um registro de tudo o que pode ser útil para entender o que fez o avião cair. Com todos esses dados, é possível recriar com facilidade o que aconteceu durante um voo.

caixa-preta-2

E tudo é armazenado em um chip. Essa é a mágica escondida em uma caixa preta. Mas não é só isso o que tem dentro delas. A caixa tem um revestimento exterior indestrutível que esconde diferentes camadas de proteção e isolamento. Tem uma camada dura parecida com argila e uma almofada verde mais suave dentro dela, criada para proteger o chip precioso.