Depois do Steam Deck, Galaxy S23 pode ter suporte a “Ray Tracing”
Recentemente, a Samsung afirmou que pretende liderar a corrida para implementar Ray Tracing em jogos mobile. O anúncio aconteceu durante o MWC 2023, evento anual de tecnologia em Barcelona.
Agora, os desenvolvedores Jungwoo Kim e Joonyong Park, que trabalham no desenvolvimento da tecnologia para os smartphones da família Galaxy S23, trouxeram mais detalhes sobre o andamento do trabalho. Os comentários apareceram em um texto divulgado na “sala de imprensa” da Samsung.
“Com o aumento de consumidores exigindo que a qualidade gráfica em seus dispositivos móveis corresponda à qualidade dos consoles, estamos nos preparando para oferecer a tecnologia Ray Tracing em jogos mobile há dois anos”, afrimou Joonyong Park.
O Ray tracing utiliza “traçados de raios” para tornar os efeitos de iluminação mais realistas e, de fato, tem um impacto impressionante na qualidade gráfica quando está habilitado. O recurso renderiza os efeitos em tempo real e, por isso, acaba demandando bastante poder de processamento.
Como você viu aqui no Giz Brasil há uns meses, a tecnologia está sendo implementada pela Valve no Steam Deck, que tem um hardware bem poderoso. Desde seu lançamento, porém, ela ainda não tinha suporte para a renderização em tempo real dos efeitos de luz.
Nos smartphones, o desafio é ainda maior. E, quando a funcionalidade estiver disponível, deve chegar primeiro aos aparelhos topos de linha, que possuem hardware mais robusto.
De acordo com Jungwoo Kim, o desenvolvimento está dando resultados satisfatórios e a equipe segue conseguindo superar os desafios. “Continuamos fazendo várias tentativas de renderização eficiente. Como resultado, conseguimos superar os desafios reduzindo o processamento e mantendo o mesmo nível de qualidade”
Em seus esforços para trazer o recurso para telefones móveis, a Samsung planeja usar o recém-lançado Galaxy S23 para começar a implementar a otimização de jogos. A escolha pelo smartphone se deve ao seu chip Snapdragon 8 Gen 2, que tem desempenho de GPU aproximadamente 40% maior que a versão anterior.