Para todos os donos de Galaxy S8 cansados de chamar a assistente digital da Samsung sem querer ao acidentalmente apertar o botão Bixby, finalmente existe uma solução para a sua frustração. A Samsung lançou uma nova atualização para o S8 nesta segunda-feira (18) que permite que você desabilite o botão completamente, e o processo é bastante simples.

• [Review] Samsung Style 2 em 1: usando um notebook que também quer ser tablet
• A Samsung quer lançar um smartphone com tela dobrável no ano que vem

Tudo que você precisa fazer é atualizar a Bixby a partir da loja Galaxy Apps, da Samsung, e então tocar na opção “Não abrir nada” (“Don’t open anything”), sob a nova listagem para o botão Bixby no menu de configurações do Bixby Home. E é isso, está feito.

Até que enfim você pode desabilitar o maldito botão Bixby. Captura de tela: Sam Rutherford/Gizmodo

Mas, de verdade, a Samsung ainda tem trabalho a fazer. Embora não precise mais lidar com a Bixby aparecendo aleatoriamente, você ainda fica com um botão inútil na lateral do seu smartphone. O que a companhia precisa mesmo fazer é terminar o trabalho com uma atualização que permita aos usuários reprogramar o botão Bixby para abrir qualquer aplicativo em seu smartphone. Aliás, a reprogramação do botão Bixby era um recurso tão desejado que, quando o S8 saiu, muitas pessoas recorreram ao hackeamento de seus telefones e à instalação de aplicativos de terceiros para acrescentar essa funcionalidade a seus dispositivos — bom, até que a Samsung acabou com esses métodos.

Por mais irritante que o botão Bixby fosse, é importante não esquecer que colocar um botão extra no S8 não foi uma má ideia. O erro da Samsung foi limitá-lo a só uma função que muita gente não quer usar — especialmente já que você ainda pode falar com a Bixby simplesmente ao dizer seu nome em voz alta.

Além disso, a Samsung tem colocado botões programáveis nas laterais de seus Galaxy Active há anos, então não é como se essa fosse uma tarefa impossível. E a empresa precisa permitir aos usuários decidirem por si mesmos qual seu aplicativo mais importante, seja ele de streaming de música, rede social ou, de fato, uma assistente digital.

Afinal, todo o propósito da tecnologia é dar opções às pessoas.

Imagem do topo: Samsung