Nós usamos, todos os dias, um monte de sites e serviços via Internet. Uns gratuitos, outros mediante taxas irrisórias, tudo isso em troca de bastante coisa — e boa parte de qualidade. E nos perguntamos: como esses caras conseguem lucrar? Ou ainda: eles conseguem mesmo fechar o mês longe do vermelho?

A página How do they make money? traz respostas, muitas respostas. Quarenta e cinco, para ser mais exato. É esse o número de empresas e/ou “braços” (nos casos de Apple, Google, Amazon e Microsoft) que aparecem lá, com suas respectivas fontes de renda (publicidade? Freemium? Royalties? Venda de dados?) e um selo dizendo se ela lucra ou se os custos ainda se sobressaem em relação ao faturamento. Basta um clique para ver o resumo e, no rodapé do pop-up, a fonte da informação.



O site, criação da SEER Interactive, é simples de usar e vai direto ao ponto. Sempre quis saber se o Kindle dá lucro à Amazon, ou se o Android ainda é um fardo para o Google? Tire as suas dúvidas no link ao lado. [How do they make money?]