O desenvolvedor de front-end é responsável por dar vida à interface do código web, ou seja, que trata da parte da aplicação que o usuário vê estampada na tela. É preciso pensar em como as pessoas interagem com os sites e onde elas procuram as coisas, exigindo uma combinação especial de criatividade e conhecimento técnico.

Em habilidades gerais, um desenvolvedor front-end precisa se preocupar com dois pilares: produzir um design responsivo e otimizar a performance de seu projeto. O primeiro é como você se certifica de que seu site funciona e tem uma boa aparência independentemente do dispositivo que o usuário use. O segundo não se trata apenas de ter um bom visual, você também precisa criar algo que desempenhe rapidamente.

Em habilidades técnicas, existe uma gama de linguagens, frameworks e bibliotecas que um desenvolvedor front-end precisa aprender. Em parceria com a Udemy – maior plataforma de cursos livres do mundo -, o Gizmodo Brasil montou uma lista de sugestões e como aprendê-las:

HTML e CSS

Se você quer aprender a programar na web, precisa conhecer HTML. É o primeiro passo. Afinal, essa é a linguagem usada para estruturar todo o conteúdo de um site. Aprenda os fundamentos e as teorias, coloque o seu conhecimento em prática criando uma página na web e fique atento à semântica, que simplifica a leitura do código e o SEO, e à acessibilidade.

O segundo passo é a linguagem CSS (Cascading Style Sheets). Ela pode ser considerada um complemento para o HTML. Por isso, é tão importante que um programador front-end domine essa também. Com ela, você irá conseguir organizar melhor as linhas e adicionar novas possibilidades ao código, sendo possível até mudar praticamente todo o visual de um site.

Com o curso “Crie sites do zero com HTML5 & CSS3”, da Udemy, você irá aprender basicamente tudo o que é necessário para construir um site com essas duas linguagens. E o melhor: da teoria à prática, com muitos exemplos e projetos. Saiba mais!

JavaScript

Essa linguagem também pode ser considerada um complemento ao HTML e ao CSS. De forma geral, ela é responsável por algumas funções e comportamentos que tornam os sites mais dinâmicos.

Com o curso “JavaScript Completo – Com 6 Projetos Reais”, da Udemy, você irá aprender primeiro sobre a linguagem JavaScript, desde o básico da estrutura, orientação a objetos e recursos avançados; e depois como utilizá-la na prática construindo projetos passo a passo com dois especialistas na área. Confira!

jQuery

O mercado de trabalho adora padronização. Por isso, ter contato com bibliotecas populares aumenta o seu índice de empregabilidade, além de dar subsídios para criar mais facilmente aplicações.

Entre as mais conhecidas, temos a jQuery. Ela é uma biblioteca que permite que o programador front-end realize mais facilmente modificações na página através das ações do usuário, como o clique de um botão que ocupa uma barra lateral, por exemplo. Além disso, ela ajuda a sintetizar o código, reduzindo suas linhas e mantendo a mesma função.

Com o curso “jQuery Completo + 10 Projetos Práticos”, da Udemy, você irá aprender tudo sobre essa biblioteca: do básico ao avançado e com projetos práticos para fixar os seus conhecimentos. Conheça!

Bootstrap

O Bootstrap é um framework muito popular. Seus recursos são muito usados por programadores front-end, porque a ferramenta oferece componentes que simplificam e tornam mais ágil o desenvolvimento web. É importante destacar que o Bootstrap é gratuito, oferece modelos e estilos editáveis e que facilitam a criação de layouts responsivos.

Em “Bootstrap – Completo, Prático, Responsivo + 2 Projetos”, da Udemy, você irá conhecer as principais ferramentas deste framework, criar templates personalizados, trabalhar com temas do Bootstrap e mais. Tudo isso de forma prática. Confira!

React

O principal objetivo de um desenvolvedor de software é sem dúvida construir aplicações. A proposta do curso Curso React + Redux: Fundamentos e 2 Apps do Absoluto ZERO é te guiar passo a passo na construção de duas aplicações completas. Serão apresentados vários exercícios para ensinar os fundamentos de Webpack, React, Redux e todo o ecossistema envolvido no processo, inclusive tecnologias de backend, como Node, Express e MongoDB.

Esse curso é para programadores Javascript que desejam aprender a desenvolver aplicações profissionais; programadores que desejam aprender React; React com Redux; e programadores que desejam aprender a desenvolver uma aplicação do zero. Veja mais!

Node.js

O NodeJS é uma plataforma de execução de códigos JavaScript que permite ao programador desenvolver aplicações web utilizando o JavaScript como linguagem de back-end. Com NodeJS você poderá criar servidores facilmente escaláveis capazes de responder a milhares de requisições simultâneas sem dar deadlock ou negá-las.

Capacitação completa

No Curso Completo do Desenvolvedor NodeJS e MongoDB você aprenderá a criar aplicações com o NodeJS e o MongoDB, aprenderá a utilizar o framework Express em conjunto com o design pattern MVC, fará uso do gerenciador de pacotes NPM e do engine de views EJS, tudo para criar aplicações profissionais. Confira!

Precisa de um curso que reúna todos estes itens? A Udemy possui o “Curso Desenvolvedor Web Completo 2018 + 10 Projetos”. É um pacote de treinamento para você sair do nível iniciante e ir ao profissional. Ao todo, são 14 cursos juntos em um só e mais dez projetos para colocar os conceitos em prática. 

A Udemy

Com sede em San Francisco, a Udemy já é conhecida por ser a maior plataforma de cursos online do mundo. São mais de 100 mil cursos disponíveis e 30 milhões de alunos. Boa parte deste catálogo está disponível em português e foi desenvolvido por especialistas brasileiros das mais diversas áreas de conhecimento. Vale ressaltar que os conteúdos são práticos, diretos e para diferentes níveis de conhecimento (iniciante, intermediário e avançado).

Além disso, na Udemy, não há sistema de mensalidade ou mesmo data de início ou prazo para a matrícula. Basta um pagamento único, por meio de boleto ou cartão, e você tem acesso vitalício ao conteúdo. Por fim, os cursos dão certificado de carga horária e ainda há garantia de satisfação de 30 dias, ou o aluno recebe o dinheiro de volta.

Aproveite os preços especiais de Black Friday (a partir de R$19,99) até o dia 29/11, sexta-feira, e compre já o seu curso na Udemy