Você finalmente está pronto para alugar a aquele chalé incrível que você viu no Airbnb e é hora de criar uma conta para o serviço. Quando você está se inscrevendo para algo novo, é tentador simplesmente entrar usando as contas que você já possui: Faça login com Apple, Google ou Facebook (e em outros casos Twitter), e você estará pronto para usar mais rápido esse serviço! No entanto, antes de vincular sua conta do Airbnb ou qualquer outro tipo de conta às grandes contas de logon único do Facebook, Google, Apple e Twitter, pare um momento. Existem boas razões para não criar o hábito de fazer isso – veja como esses sistemas funcionam e o que saber antes de usá-los.

Primeiro, os prós de entrar com uma conta que você já possui: É extremamente conveniente. Se você já estiver conectado a essa conta em seu navegador de desktop ou em seu telefone, então você estará pronto para o seu novo aplicativo ou serviço. Normalmente é muito mais rápido do que preencher todos os seus dados novamente, escolher outro nome de usuário, escolher uma nova senha e assim por diante.

Contas criadas assim também são relativamente simples de gerenciar: você pode ver todos os aplicativos que está usando o Facebook para fazer login aqui, por exemplo, e todos os aplicativos que está usando o Google para fazer login aqui. Também é fácil bloquear o acesso a aplicativos a partir dessas mesmas telas – alguns cliques ou toques e eles ficam bloqueados de sua conta principal novamente.

Você também pode obter alguns benefícios extras de privacidade, como o serviço de endereço de e-mail falso que logar com a Apple oferece: a Apple irá gerar automaticamente um endereço de e-mail aleatório para se inscrever, para que você não tenha que fornecer o seu principal (e se o spam se tornar um problema, você pode simplesmente excluir o endereço de e-mail por inteiro).

Página de permissões de login do Google
Captura de tela: Google

Até agora tudo bem, mas essa conveniência extra vem com uma série de compromissos (como a conveniência extra geralmente traz). Como a Apple e a Epic demonstraram, pode ocorrer problemas entre a empresa que fornece o aplicativo e a empresa que fornece a identidade para fazer o login, embora com pouca frequência. Esses problemas podem ser jurídicos, políticos ou técnicos e podem significar que você precisa criar uma conta totalmente nova.

Quaisquer que sejam os benefícios para o usuário, as grandes empresas de tecnologia desejam que você use suas opções de login, porque isso o mantém mais preso às suas plataformas – se você quiser excluir sua conta do Facebook, Google, Twitter ou Apple, isso vai causar um problema com todas as contas menores que você conectou.

Também há considerações de segurança e privacidade a considerar. Se alguém entrar na sua conta do Facebook, por exemplo, também poderá acessar tudo o que você conectou ao Facebook, desde o seu aplicativo de corrida até o seu reprodutor de música favorito, porque todos usam o mesmo login. Do ponto de vista da segurança digital, esse tipo de interconectividade não é recomendado.

Com isso em mente, você deve sempre verificar o que um aplicativo ou site pode fazer com a conta à qual está se conectando, pois alguns precisarão de mais permissões e privilégios do que outros. As páginas do Facebook e do Google, além das equivalentes para Twitter e Apple, permitem que você veja quais partes dos aplicativos da sua conta têm acesso e o que eles podem alterar. A maioria dos aplicativos e serviços será honesta, e você não está exatamente dando as chaves de suas contas (mais como um passe temporário de convidado), até porque é útil para eles ser honesto.

Recurso de login usando ID da Apple no serviço Mailbutler
Captura de tela: Apple

Vale a pena enfatizar que esses sites e aplicativos de terceiros não recebem as senhas de suas contas da Apple, Google, Twitter ou Facebook, mas recebem uma espécie de passe de segurança, assim como um nível limitado de acesso a essas contas – novamente, certifique-se de verificar o nível de acesso ao fazer a conexão e de se sentir confortável com isso.

O Google é um caso especial aqui, já que aplicativos de terceiros podem acessar seus calendários, seus e-mails, suas fotos e seus arquivos do Google Drive, se solicitados. Um aplicativo com acesso total à conta pode fazer quase tudo que quiser em sua conta do Google, além de alterar a senha, excluir a conta ou usar o Google Pay, portanto, obviamente, você só deve conceder esse acesso aos seus aplicativos mais confiáveis ​​(se houver algum).

O Google e os outros grandes gigantes da tecnologia têm procedimentos para vigiar e bloquear comportamentos suspeitos de aplicativos e sites conectados, mas essas proteções não são impenetráveis ​​- cada vez que você conecta algo novo, está aumentando a sua exposição um pouco mais.

Depois, há a perspectiva da coleta de dados: Certamente no que diz respeito ao Google e ao Facebook, ser capaz de coletar mais informações sobre quem você é, quais aplicativos você usa e o que você faz em seus vários dispositivos (ou na vida real) não vai causar nenhum dano às campanhas de publicidade direcionadas que essas empresas estão vendendo que visam você.

Página de login do Apple ID
Captura de tela: Apple

Este é um assunto sobre o qual a Apple segue uma linha restrita – um ponto para a função logar com a Apple então – e o Twitter normalmente terá menos dados sobre você para começo de conversa, mas seja qual for o serviço com o qual você se inscreve, anunciantes e profissionais de marketing adoram conectar pontos, tanto quanto possível, quando se trata de construir um perfil sobre você.

Estas são considerações importantes para se pensar ao decidir como entrar em algum lugar novo: Não se esqueça de que os aplicativos e serviços conectados geralmente permanecerão conectados às suas contas principais por anos depois que você se esquecer deles. Se você estiver usando essas opções de “entrar com…”, é fundamental que você reveja regularmente as conexões que estão em funcionando.

Talvez a principal desvantagem de manter tudo isolado e separado é que você tem dezenas ou mesmo centenas de nomes de usuário e senhas para controlar – recomendamos um gerenciador de senhas sólido para lidar com esse problema específico. Apesar da manutenção extra para você, pode ser mais seguro… mas somente se você for cuidadoso com todas as suas várias credenciais de login.

Para a maioria de nós, algum tipo de equilíbrio entre usar esses principais protocolos de login o tempo todo e nenhuma vez é provavelmente o caminho certo a seguir – mas você deve pesar sua escolha com muito cuidado sempre que chegar a uma nova tela de login e certifique-se de ficar de olho nas permissões dos aplicativos (e desconecte os aplicativos quando parar de usá-los).