A atualização de aniversário para o Windows 10 marca um ano desde que o sistema foi lançado, e é o maior update já feito nele. Agora que ela está disponível para todo mundo, aqui estão dez novos truques para testar em seu PC.

Cortana em português e as novidades da atualização de aniversário do Windows 10
A atualização gratuita do Windows 10 continua disponível após o prazo final

1) Ativar o tema escuro



windows 10 anniversary lista 4

Pinte o Windows 10 de preto com alguns cliques: o tema escuro estava anteriormente disponível como um recurso oculto no sistema operacional da Microsoft, mas agora é totalmente oficial.

Vá em Configurações > Personalização > Cores, desça a página e, na opção “Escolher o modo do aplicativo”, clique em “Escuro”. Isso escurece as caixas de diálogo e (alguns) apps universais, e se você estiver em um laptop, isso pode até economizar bateria.

2) Controlar a reprodução de música a partir da tela de bloqueio

jxix8qhdrr2jwgx60hq1

A tela de bloqueio é onde você entra no Windows, e a atualização de aniversário deu a ela algumas novas funcionalidades, incluindo controles de reprodução de música. Isso só funciona se a música já estiver tocando no Groove Música antes de bloquear a tela; neste caso, os controles de avançar/voltar/pausar/tocar aparecem no canto inferior esquerdo.

3) Usar a Cortana em português, inclusive na tela de bloqueio

cortana 3

A assistente digital da Microsoft está disponível em português brasileiro, permitindo realizar tarefas com a voz como marcar lembretes, informar a previsão do tempo, inserir compromissos na agenda, abrir apps, buscar arquivos, entre outros.

Entre os vários ajustes e melhorias para a Cortana, está a capacidade de usá-la direto na tela de bloqueio. Você não precisa mais fazer login para checar a previsão do tempo, por exemplo.

Em Configurações > Personalização > Tela de bloqueio, clique em “Configurações da tela de bloqueio da Cortana” e, na janela que aparece, ative a opção “Usar Cortana mesmo quando meu dispositivo estiver bloqueado”.

4) Usar extensões no Microsoft Edge

windows 10 anniversary lista 1

O novo navegador da Microsoft está lentamente se tornando mais capaz, e a atualização de aniversário permite usar extensões no Edge.

Abra o menu do app, clique em Extensões e depois na opção “Baixar extensões da Loja” para conferir as alternativas, como LastPass, Evernote, Reddit Enhancement Suite e AdBlock Plus.

5) Traduzir texto e fixar guias no Microsoft Edge

Outro novo recurso no Edge – na verdade a extensão Microsoft Translator – permite alternar entre diferentes idiomas quando você estiver navegando na web. Você também pode finalmente fixar abas, como em qualquer outro navegador no mundo: basta clicar com o botão direito e depois escolher “Fixar”.

6) Priorizar notificações de apps

windows 10 anniversary lista 3

A Central de Ações ganhou um visual mais limpo e mais bem pensado na atualização do aniversário. Para definir um nível de prioridade para um determinado app, vá em Configurações > Sistema > Notificações e clique em um app para escolher se ele deve exibir notificações; quantas devem aparecer na central; e a prioridade – “superior”, “alta” ou “normal”.

7) Fazer melhor uso de sua caneta stylus

Antes da atualização de aniversário, a caneta só ativava um app padrão (geralmente o OneNote). Agora, você obtém Notas autoadesivas (para escrever post-its), Bloco de esboços (para desenhar livremente na tela) e Esboço de tela (para desenhar numa captura de tela). Também há links para apps que usem caneta.

8) Dizer ao Windows quando você não quer reinicializações inesperadas

windows 10 anniversary lista 2

Ao dizer para o Windows quando são suas horas “ativas”, você pode informar educadamente o sistema operacional que você não quer nenhuma atualização inesperada nem reinicialização durante esse tempo.

Vá em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update e clique em “Alterar horário ativo” para definir os momentos em que você realmente não quer ser interrompido.

9) Fixar janelas e programas em toda área de trabalho virtual

windows 10 anniversary lista 5

Se você usa áreas de trabalho virtuais no Windows 10, então isso será bem útil: agora programas e janelas podem aparecer em todos os desktops se você quiser. Clique no botão Visão de Tarefas na barra de tarefas, ao lado do botão Iniciar, e clique com o botão direito em uma miniatura do aplicativo para ver a opção “Mostrar em todas as áreas de trabalho”.

10) Fazer login em apps com o seu rosto

Lembra-se do Windows Hello? Ele permite que você use suas belas características faciais para fazer login no Windows. Bem, a atualização de aniversário estende isso aos apps do sistema, como o Dropbox e o Microsoft Edge. Isso exige hardware compatível, no entanto.