Dezembro vai trazer calor intenso em vários estados; veja previsão do tempo
Quem pensava que o tempo quente finalmente iria dar trégua, estava enganado – pelo menos no Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Isso porque a previsão é de que os estados essas três regiões brasileiras enfrentem um calor intenso nas próximas semanas.
De acordo com a MetSul Meteorologia, as temperaturas podem ultrapassar 40ºC e atingir marcas ainda maiores que a média história de dezembro. Segundo o site, o ingresso de ar quente nos estados do Centro-Sul do país “fará com que a temperatura dispare”. E, consequentemente, “alcance valores muito altos, inclusive ao redor dos 40ºC e acima dos 40ºC”.
A causa é uma massa de ar muito quente vai se instalar sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, expandindo-se para o Centro-Oeste e o Sul do Brasil.
Calor intenso na primavera e início do verão
Conforme alertou a empresa de meteorologia, no Centro-Oeste, normalmente, os dias mais quentes do ano ocorrem no fim do inverno e durante a primavera, no final da temporada seca. Já no trimestre de verão, dezembro a fevereiro, a maior ocorrência de chuva e a maior presença de umidade costuma frustrar extremos de temperatura alta.
Mesmo assim, a tendência é que entre o final desta semana e o começo da próxima as temperaturas atinjam valores muito altos no Centro-Oeste, com marcas mais comuns nos períodos mais quentes da primavera do que em dezembro, sobretudo nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Máximas na casa dos 40ºC, que se tornam menos prováveis nesta época pela atmosfera mais úmida, podem ser vistas nos dois estados do Centro-Oeste.
Além disso, calor muito intenso para os padrões de dezembro pode atingir ainda o interior de São Paulo, onde nesta época do ano a chuva habitualmente evita máximas muito altas como as da estação seca.
Uma massa de ar muito quente vai se instalar sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, expandindo-se para o Centro-Oeste e o Sul do Brasil. Marcas acima de 40ºC ocorrerão no Norte argentino e na região mais perto da Cordilheira dos Andes, no Oeste do país. No Rio Grande do Sul, a temperatura se elevará muito na segunda metade da semana, em particular de sexta-feira em diante.
Ano mais quente da história?
Pelo sexto mês consecutivo, a Terra estabeleceu um novo recorde mensal de calor. De acordo com dados da agência climática europeia, a Copernicus, este ano quebrará recordes, sendo o mais quente da história.
Segundo um comunicado da agência, novembro foi quase um terço de grau Celsius mais quente do que o último novembro mais quente. O mês foi 1,75 graus Celsius mais quente do que os tempos pré-industriais, empatando com outubro e atrás de setembro, acima da média de qualquer mês, disseram os cientistas.