E chegamos ao domingo, 8 de maio, data para comemorar o Dia das Mães! Sabemos que esses momentos de afinidade são importantes para estreitar relações familiares. Por isso, se puder, curta aquele almoço gostoso com ela. Depois, uma boa pedida é sentar no sofá e escolher um filme legal.
O Gizmodo Brasil fez uma seleção de longas que retratam o universo familiar e a força poderosa que existe no amor entre uma mãe e seu filho. Confira abaixo dez filmes clássicos para assistir com ela no domingo:
10 – Mães Paralelas (2021)
Dirigido por Pedro Almodóvar, “Mães Paralelas” (2021) conta a histórias de duas mães solo se conhecem na maternidade, pouco antes do parto. Esse encontro de uma mulher madura e uma adolescente expõe dilemas femininos. Penélope Cruz foi indicada a melhor atriz no Oscar de 2022 pelo papel. Disponível na Netflix.
9 – Pieces of a Woman (2020)
Depois de um parto traumático, Martha (Vanessa Kirby) e o marido lidam com um caso judicial contra a parteira, a quem a mãe da protagonista culpa pela morte do bebê. Despedaçada pela perda, ela vive isolada do marido e da família. Com direção de Kornél Mundruczó e produção de Martin Scorsese, “Pieces of a Woman” (2020) foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz (Kirby) e pode ser visto na Netflix.
8 – Valente (2012)
Que a Pixar é um estúdio que transcende emoções, não é novidade. Já vimos eles tratarem sobre a dor da perda, da partida, discutir a importância de cada sentimento, falar do preconceito e ainda alertar sobre a preservação do planeta. Mas o filme das mães da empresa é, sem dúvidas, “Valente”. Trazendo uma protagonista forte em personalidade, acompanhamos sua luta para salvar a mãe de um feitiço que a transformou em ursa. O longa está disponível no Disney+.
7 – O Quarto De Jack (2015)
Na trama, a personagem interpretada por Brie Larson vive em um cativeiro e faz de tudo para proteger seu filho Jack (Jacob Tremblay) da terrível realidade. Quando os dois escapam, ela precisa ajudar o garoto a desvendar um mundo completamente desconhecido. Larson venceu o Oscar de Melhor Atriz por seu papel no filme. “O Quarto de Jack” pode ser visto no Netflix, GloboPlay, Star+ e Amazon Prime Video.
6 – Rainha De Katwe (2016)
Comandado por Mira Nair, o filme conta a história real de Phiona Mutesi, uma jovem que cresceu na região rural de Uganda e mudou de vida ao conhecer o jogo de xadrez. Ela mostrou ter realmente talento e se tornou campeã internacional do esporte. Uma das grandes apoiadoras de seu trabalho foi sua mãe, Nakku, interpretada por Lupita Nyong’o. O longa está disponível no Disney+.
5 – Que Horas Ela Volta? (2015)
Val e Jéssica foram os nomes mais falados no cinema nacional em 2015. O longa de Anna Muylaert mexeu com muita gente direta ou indiretamente. Foi um símbolo de luta de classe, um grito de resistência, entre outros significados. Mas trouxe uma história linda sobre a relação distante de mãe e filha, e está já tendo que lidar com um caso parecido. A química e verdade transmitida pelas atrizes Regina Casé e Camila Márdila, o texto de Muylaert e tudo que cerca “Que Horas Ela Volta?” fazem deste um filme obrigatório para ver com sua mãe.
A trama gira em torno da pernambucana Val, que se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa. O filme está disponível na Netflix.
4 – Para Sempre Alice (2014)
Aqui outra que ganhou o Oscar pelo papel de uma mãe, a maravilhosa Julianne Moore, que interpreta uma professora renomada que descobre ter Alzheimer, uma das mais covardes doenças que se tem notícia. A personagem de Moore vai aos poucos preparando sua família e deixando um legado, ao mesmo tempo em que acompanhamos sua perda de memória e um pouco do sofrimento enfrentado. Mas ao lado da família ela encara o drama de maneira firme e nos faz presenciar grandes momentos. O longa pode ser visto no HBOMax.
3 – Minhas Mães e Meu Pai (2010)
Dirigido por Lisa Cholodenko, o filme mostra a história de Nic (Annette Bening) e Jules (Julianne Moore), que são casadas e vivem felizes na Califórnia. A rotina começa a mudar quando seus filhos, concebidos por inseminação artificial, encontram o pai biológico e o trazem para o convívio da família. Apesar do tema complexo, o filme é uma comédia leve que fala sobre o papel de pais e mães. O longa está disponivel no Amazon Prime Video e GloboPlay.
2 – Fala Sério, Mãe! (2017)
Lançado em 2017, o filme é a adaptação da peça de teatro que por sua vez é uma adaptação do livro homônimo de Thalita Rebouças. Conta a história de Ângela Cristina, vivida por Ingrid Guimarães e Maria de Lourdes, vivida por Larissa Manoela. Todas as dificuldades e delícias de uma relação entre uma adolescente e sua mãe.
1 – Minha Mãe É Uma Peça (2013)
É claro que não poderíamos deixar de fora a franquia de filmes estrelada por Paulo Gustavo, que dá vida a Dona Hermínia. A personagem é uma mulher divorciada que mora com seus filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo). Crescidos, os dois não aguentam mais as cobranças da mãe, que ao descobrir que é considerada chata decide sair de casa.
Passando os dias na casa da tia Zélia (Suely Franco), ela tira uma espécie de folga dos filhos, para ver se eles acordam para a vida. Protagonizado por Paulo Gustavo, o filme deu origem a uma franquia muito bem sucedida, chegando ao ponto de “Minha Mãe é uma Peça 3” se tornar a maior bilheteria do cinema nacional.