Dia do Cinema Brasileiro no MUBI: estreias de junho e o que assistir

Para celebrar o dia do cinema brasileiro, o MUBI trouxe clássicos do cinema nacional para o streaming. Confira 5 destaques
pixote a lei do mais fraco cinema nacional
Imagem: Divulgação/Embrafilm

O dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho. A data não é apenas uma escolha do acaso. Foi nesse dia, em 1898, que aconteceu a primeira filmagem em território nacional.

O responsável pelo primeiro registro de imagens em movimento no Brasil foi um cineasta ítalo-brasileiro: Afonso Segreto. Ele gravou a Baía da Guanabara a bordo do navio Brèsil, enquanto voltava da França, onde aprendeu técnicas de filmagem.

Vale aqui a menção que outra data também comumente celebrada como o dia do cinema nacional é 5 de novembro. Isso porque, em 1896, houve a primeira exibição pública de gravações em vídeo, no Rio de Janeiro.

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, o MUBI anunciou a chegada de novos filmes nacionais em seu catálogo no mês de junho. Os títulos são “Pixote: A Lei do Mais Fraco”, de 1980, e “O Bandido da Luz Vermelha”, de 1968. Confira 5 obras nacionais para assistir no streaming:

1. “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1980)

Baseado no livro “Infância dos Mortos” de José Louzeiro, este filme acompanha a história da vida de um garoto nas ruas de São Paulo, envolvido em pequenos crimes e prostituição. O filme foi restaurado pelo World Cinema Project, da The Film Foundation, de Martin Scorsese. Com direção de Héctor Babenco, a produção estreia em 19 de junho no MUBI.

2. “A Mesma Parte de Um Homem” (2021)

Renata vive isolada com o marido e a filha adolescente no interior do Brasil. Para ela, o medo e a tensão são sensações comuns. Porém, a chegada de um desconhecido desperta seus desejos, e entre a paranoia e o conflito, ela começa a ver a vida de outra forma. Com direção de Ana Johann.

3. “O Bandido da Luz Vermelha” (1968)

Um assaltante misterioso que usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo é apelidado de “bandido da luz vermelha” por usar uma lanterna vermelha e ter longas conversas com suas vítimas. No entanto, seus roubos chamam tanta atenção que um implacável policial começa a persegui-lo. Com direção de Rogério Sganzerla, é inspirado em um caso real. Estreia em 27 de junho no MUBI.

4. “Lutar, lutar, lutar” (2021)

A história centenária do Clube Atlético Mineiro, desde sua fundação em 1908 até suas vitórias recentes na Libertadores e Copa do Brasil. A história de um time nascido da utopia de unir o branco e o preto, o pobre e o rico, e que resiste ao infortúnio e à injustiça dentro e fora de campo. Documentário com direção de Sérgio Borges e Helvécio Marins Jr.

5. “Desvirtude” (2021)

Kenia, uma menina negra estudante de Jornalismo é agredida durante uma atividade na universidade e tem de lidar com repercussões e retaliações de seu caso. Curta-metragem de drama com direção de Gautier Lee e inspirado na música “En Tu Mira” de Baco Exu do Blues. Já disponível no MUBI.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas