Tecnologia

Dia do Orgulho Geek: 4 dicas para comemorar a data

Veja como celebrar o dia 25 de maio
Imagem: Unsplash/Reprodução

O 25 de maio é uma data especial para os nerds. Foi neste dia que o “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, o primeiro da franquia, foi lançado. Além disso, o geek também celebra o “Dia da Toalha”, quando é celebrada a saga do “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, obra escrita pelo britânico Douglas Adams.

whatsapp invite banner

Neste ano, o Dia do Orgulho Geek cai em um sábado, dia em que a maioria das pessoas está de folga do trabalho ou da escola e podem comemorá-lo. Mas, afinal, qual é a melhor maneira de celebrar esta data especial para os geeks? Confira estas dicas:

1- Ouça trilhas sonoras marcantes 

Muitos filmes populares entre o público nerd contam com trilhas sonoras icônicas, é o caso da já citada franquia “Star Wars” que tem, por exemplo, o tema “Marcha Imperial”, muito associada também vilão Darth Vader, facilmente reconhecido até mesmo por pessoas que não assistiram nenhum dos filmes.

Aliás, John Williams, criador desta icônica trilha também assina outras trilhas famosas como “Jurassic Park”, “Superman” de 1978, “Esqueceram de Mim” e “Harry Potter”, por exemplo. Felizmente, o trabalho do compositor, assim como de outros nomes icônicos como Hans Zimmer e Ennio Morricone, pode ser facilmente encontrados em plataformas de streaming.

Para procurar é bastante simples, basta digitar o nome do filme na barra de pesquisa de serviços como Spotify, Deezer e Apple Music, preferencialmente, em inglês para ter acesso a trilha de um longa específico. Digitando o nome do compositor é possível ter acesso a toda a sua obra, das trilhas mais famosas as menos badaladas.

2- Leia livros e HQs neste dia geek

Muitas histórias icônicas amadas pelo público geek surgiram na mídia impressa. “Duna”, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, “2001: Uma Odisseia no Espaço”, “Neuromancer”, “Harry Potter” e outras obras foram primeiro publicadas em livros para depois ganharem espaço em adaptações audiovisuais.

Os heróis que hoje brilham no universo cinematográfico da Marvel, por exemplo, foram apresentados há várias décadas nos quadrinhos. Além disso, não é segredo para ninguém que as HQs servem de inspiração para as narrativas que são apresentadas nos cinemas.

Por este motivo, vale a pena revisitar seu livro ou HQ favorita. Ou, quem sabe, até comprar aquela obra clássica que você não leu ainda neste 25 de maio para comemorar o Dia do Orgulho Geek.

“The Acolyte”: Disney revela em trailer novo vilão de “Star Wars”

Não é CGI: Disney torna droides de “Star Wars” robôs de verdade

3- Maratone sua saga favorita

Uma das maneiras preferidas dos geeks celebrarem o 25 de maio é maratonando alguma saga clássica de filmes. Isso inclui “Star Wars”, “Star Trek” ou “Senhor dos Anéis”, por exemplo. Essas franquias seguem vivas até hoje e ainda contam com uma legião de fãs fiéis até hoje.

Embora alguns desses longas não tenham sido exatamente um sucesso de crítica, eles ainda são bastante populares e, mesmo não sendo lembrados pela alta qualidade, são parte importante para a construção de mitologias amadas pelo público.

Frequentemente, existem exibições especiais em algumas redes de cinema para comemorar datas especiais, como o Dia do Orgulho Geek, por exemplo. Para os mais caseiros ainda há possibilidade de ver alguns destes filmes em plataformas de streaming.

4- Jogue seu game favorito no dia geek

Há aqueles geeks que não são muito chegados aos livros ou filmes, mas adoram passar o tempo livre se divertindo com seus games favoritos. Além de jogar títulos modernos, esta data pode ser uma ótima oportunidade para revisitar alguns clássicos que foram importantes para moldar a indústria como conhecemos hoje.

Uma das alternativas pode ser utilizar um emulador no computador ou no celular. Para quem não está familiarizado, emuladores simulam o funcionamento de dispositivos mais antigos, como videogames. Por exemplo, e, atualmente, estão disponíveis para plataformas móveis como Android e iOS.

Com isso é possível jogar games de consoles como Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64, Nintendo DS, PlayStation original, PSP e até PlayStation 2. Após baixar o software, basta acessar repositórios de games online, baixar os games desejados e se divertir com alguns títulos clássicos.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas